Zambelli renunciou para preservar direitos políticos, diz líder do PL

Estimated read time 2 min read

O líder do PL (Partido Liberal) na Câmara, deputado Sóstenes Cavalcante (RJ), usou as redes sociais neste domingo (14) para comentar a decisão da agora ex-deputada Carla Zambelli (PL-SP) de renunciar ao mandato. “Foi uma decisão estratégica diante de uma decisão vergonhosa do STF, que ignorou o devido processo legal e avançou sobre as garantias constitucionais básicas”

Segundo o líder, ao renunciar antes da conclusão da cassação, Carla Zambelli preserva direitos, amplia possibilidades de defesa e evita os efeitos mais graves de um julgamento “claramente politizado”. De acordo com o líder, ela ganha “margem jurídica para buscar liberdade e permanecer na Itália”.

Segundo Sóstenes, a decisão não representa fuga. “É cálculo jurídico em um ambiente de exceção. Quando a Corte perde a imparcialidade, a estratégica passa a ser a única forma de proteção contra o arbítrio”, afirmou.

Renúncia

O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), informou neste domingo (14) que a deputada Carla Zambelli (PL-SP) renunciou ao cargo parlamentar. A decisão da parlamentar foi tomada após uma determinação do STF (Supremo Tribunal Federal) para que o suplente assumisse o carto em 48 horas.

Em nota, a Câmara informou que a deputada comunicou à Secretaria-Geral da Mesa a sua renúncia. “Em decorrência disso, o presidente da Câmara dos Deputados determinou a convocação do suplente, deputado Adilson Barroso (PL-SP), para tomar posse”, informou a Casa em nota.

 

 

 

Relacionadas

Da Redação

+ There are no comments

Add yours

Deixe uma resposta