A Volkswagen, gigante alemã do setor automotivo, fechou as portas de sua icônica fábrica em Dresden (Alemanha), nessa terça-feira (16/2). Foi a primeira vez na história de 88 anos da companhia que uma fábrica em seu país de origem teve suas atividades encerradas.
O último veículo a sair da linha de montagem foi o ID.3 GTX. O carro recebeu, inclusive, assinaturas de funcionários da fábrica e permanecerá no local como registro do legado deixado pela unidade da Volks.
“Não tomamos a decisão de encerrar a produção de veículos na fábrica após mais de 20 anos. Do ponto de vista econômico, era absolutamente necessário”, afirmou o CEO da Volkswagen, Thomas Schäfer, em nota.
Desde o ano passado, a Volkswagen vinha enfrentando dificuldades em manter as operações da fábrica de Dresden. A empresa havia alertado sobre eventuais cortes na produção, em meio à demanda instável na Europa e na China, seus principais mercados.
Também prejudicou os planos da montadora a imposição de tarifas comerciais mais elevadas pelo governo dos Estados Unidos. A medida afetou diretamente o setor automotivo e impactou as vendas da empresa alemã.
Segundo estimativas da companhia, as perdas causadas pelo tarifaço do presidente dos EUA, Donald Trump, foram de US$ 1,5 bilhão apenas no último trimestre. Os custos relacionados às tarifas devem chegar a US$ 5 bilhões até o fim deste ano.
A fábrica de Dresden, cujas atividades começaram em 2001, nunca conseguiu registrar um grande volume de produção. A Volks fabricou ali modelos como o sedã Phaeton e, mais recentemente, o carro elétrico ID.3.
A Volkswagen informou, nesta quarta-feira, que os 230 funcionários restantes da fábrica de Dresden receberão indenizações, pacotes de aposentadoria e opção para se transferirem para outras unidades.
Segundo a Volks, a fábrica de Dresden será transformada em um centro de pesquisa especializado em inteligência artificial (IA), robótica e design de chips.
Fundada em 1937, a Volkswagen é uma montadora alemã conhecida pela fabricação de veículos icônicos como o Fusca e a Kombi.


+ There are no comments
Add yours