Viriato é flagrado assediando candidato a vereador do Partido Novo e explicando como funciona o esquema de Maranhãozinho

Estimated read time 2 min read

O candidato a prefeito de Tutóia, Viriato Cardoso, foi flagrado assediando um candidato a vereador do Partido Novo.

O que chama a atenção é que, no vídeo, Viriato afirma que Josimar de Maranhãozinho possui mais de 20 fazendas e mais de 8 empresas de asfalto.

Viriato também declara que Maranhãozinho tem o apoio de 5 deputados federais e 5 deputados estaduais, e que as empresas ligadas a Maranhãozinho são responsáveis por trazer os recursos. Segundo Viriato, as empresas obtêm as emendas parlamentares e realizam as obras.

A emenda parlamentar é um recurso público que deve ser destinado ao benefício da população. Como uma empresa pode trazer a emenda? Que tipo de acordo existe para que uma empresa controle as emendas parlamentares?

A operação realizada no início de dezembro contra o deputado federal Josimar de Maranhãozinho é um desdobramento de uma investigação iniciada em 2020. Em dezembro de 2020, a Polícia Federal também cumpriu mandados em endereços ligados ao parlamentar.

Na investigação, foi apontado que o deputado destinou emendas parlamentares para municípios do interior do Maranhão, onde mantém reduto eleitoral. O dinheiro era direcionado para os Fundos Municipais de Saúde, mas os gestores firmavam contratos fraudulentos com empresas de fachada, que pertenciam ao parlamentar, mas estariam registradas em nome de “laranjas”, segundo a Polícia Federal.

 

 

Relacionadas

Da Redação

+ There are no comments

Add yours

Deixe uma resposta