Viradouro é campeã do carnaval do Rio 2024

Estimated read time 2 min read

A Viradouro foi a grande campeã do carnaval do Rio em 2024. Levando para a avenida o enredo “Arroboboi, Dangbé”, a escola de Niterói ressaltou a força da mulher negra, e contou a tradição das “sacerdotisas voduns, mulheres escolhidas e iniciadas em ritos de louvor à serpente sagrada”.

 

A campeã teve 100% de aproveitamento, e terminou a apuração com 270 pontos. Embora haja recurso contra a escola (leia mais abaixo) — que teria usado número maior de integrantes que o permitido na comissão de frente — a distância de 0,7 ponto para a segunda colocada já garante o título à escola niteroiense, uma vez que a punição seria de no máximo 0,5 ponto.

O carnavalesco Tarcísio Zanon dedicou a vitória ao seu pai, que está enfrentando um câncer. A Viradouro contou uma história de batalhas épicas, e destacou “um poderoso exército feminino, preparado espiritualmente pelas sacerdotisas voduns”.

Um dos destaques do desfile foi uma serpente fluorescente que rastejava pela Avenida na comissão de frente que foi coreografada Priscila Mota e Rodrigo Negri.

Polêmica antes da apuração

Antes da apuração, quatro escolas de samba apresentaram recurso contra a Unidos do Viradouro, alegando que a agremiação de Niterói excedeu o limite de 15 componentes que podem se apresentar na comissão de frente. A medida, segundo a alegação, descumpriu o artigo 26, inciso 9, das obrigatoriedades, o que pode implicar, em tese, na perda de meio ponto.

 

Relacionadas

Da Redação

+ There are no comments

Add yours

Deixe uma resposta