“Violência Contra os Povos Indígenas do Brasil”,relatório revela uma alta nos ass4ssinatos de indígenas brasileiros

Estimated read time 2 min read

O relatório “Violência Contra os Povos Indígenas do Brasil” de 2024, do Conselho Indigenista Missionário (Cimi), divulgado nesta segunda-feira (28/7), revela uma alta nos ass4ssinatos de indígenas brasileiros no ano passado, com 211 vítimas entre janeiro e dezembro.

No ano anterior, foram 208 ass4ssinatos, uma crescente em comparação com 2022, que registrou 180 mortes. Os dados foram obtidos junto à Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), a secretarias estaduais de saúde e ao Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM), por meio de pedidos realizados via Lei de Acesso à Informação (LAI) e de consultas a bases de dados públicas disponibilizadas pelos órgãos.

Em 2024, os estados com maior número de ass4ssinatos foram Roraima (57), Amazonas (45) e Mato Grosso do Sul (33). Ainda de acordo com o documento, a maioria das vítimas tinham idades entre 20 e 29 anos. O Cimi destaca que os dados são parciais, uma vez que os órgãos atualizam as suas bases de dados ao longo do ano, o que pode ocasionar alterações nos números.

Para o Conselho Indigenista a demora nas demarcações das terras indígenas contribui para o avanço da v1olência, ao intensificar a pressão de grileiros, fazendeiros, caçadores, madeireiros e garimpeiros.

 

 

 

Relacionadas

Da Redação

+ There are no comments

Add yours

Deixe uma resposta