De fato, o 2023 da F1 começa como terminou 2022. Max Verstappen venceu neste domingo o GP do Bahrein de ponta a ponta, e iniciou a nova temporada como líder do campeonato, rumo ao tri. O holandês foi acompanhado no pódio pelo colega da RBR Sergio Pérez e um dos protagonistas do dia, Fernando Alonso, terceiro colocado após largar da quinta colocação – justo no fim de semana em que completou 20 anos de sua estreia na categoria, com 41 de idade.
O primeiro pódio do bicampeão com a Aston Martin e o seu primeiro desde 2021 foi viabilizado pela quebra do motor de Charles Leclerc, que largou em terceiro e chegou a ocupar a vice-liderança da prova antes de ser superado por Pérez. A equipe britânica ainda pôs Lance Stroll em sexto, à frente de George Russell da Mercedes. Lewis Hamilton acabou superado por Alonso e foi quinto.

Max Verstappen liderou GP do Bahrein da F1 2023 de ponta a ponta — Foto: Peter Fox/Getty Images
Max precisou de dez voltas para já abrir 5s de vantagem sobre Leclerc, diferença que sustentou mesmo após as trocas de pneus e ampliou progressivamente. As Mercedes protagonizaram grandes disputas com a Aston Martin, mas não conseguiram conter a estratégia do time britânico e especialmente a concorrência de Alonso, que chegou a perder duas posições na largada.

Protagonista do GP do Bahrein da F1 2023, Fernando Alonso bateu Mercedes e foi de 5º a 3º — Foto: Giuseppe CACACE / AFP
Resultado

Resultado do GP do Bahrein — Foto: F1
A largada
Verstappen saltou na dianteira enquanto o trio atrás dele se embolou; Leclerc conseguiu a segunda colocação, deixando Pérez para trás e na cola de Sainz. Já Fernando Alonso não correspondeu às expectativas no começo da prova e perdeu duas posições, caindo de quinto para sétimo – e o bicampeão ainda teve um contato na curva 4 com Lance Stroll, seu colega da Aston Martin.

Largada do GP do Bahrein da F1 2023, com Max Verstappen à frente — Foto: Giuseppe CACACE / AFP
Bom para as Mercedes, que ascenderam à quinta e sexta colocações com Lewis Hamilton passando na frente de George Russell. Boa largada também de Valtteri Bottas, que foi de 12º a oitavo.
Choque entre colegas
Grande surpresa da pré-temporada e dos treinos do fim de semana, a Aston Martin não começou o domingo tão bem, apesar do jogo ter virado alongo das 57 voltas. Além de perder posições no grid com Fernando Alonso, o bicampeão ainda foi tocado por Lance Stroll, seu colega de equipe.
Segurou até onde deu
Leclerc definitivamente não teve vida fácil neste domnigo. Ele fez uma boa ultrapassagem sobre Pérez para assumir a vice-liderança no começo da corrida, mas com pneus duros contra macios do mexicano já perto da metade da corrida e mais a asa traseira do rival , não pôde evitar ser vítima do piloto da RBR e sofreu a ultrapassagem, caindo para 3º.
O monegasco tornaria à segunda colocação provisoriamente na 35ª volta, mas Pérez conseguiu retomar sua posição sem problemas. O abandono veio na volta 41, quando o motor italiano apagou. A direção de prova chegou a acionar o safety car virtual, mas liberou a disputa no giro seguinte.
Estratégia diferenciada
As trocas de pneus foram inauguradas na volta dez com Pierre Gasly. Os líderes fizeram seus pit stops no 14º giro, com Verstappen cedendo a ponta provisoriamente para Pérez. O mexicano visitaria os boxes três voltas depois.
A RBR foi por um caminho oposto e manteve os pneus macios de seus pilotos no segundo stint, enquanto o resto do grid mudou os compostos de faixa vermelha pelos duros. Max retomou a posição original e já tinha, perto da metade da prova, 13s sobre o vice-líder Leclerc, que terminaria ultrapassado por Pérez na volta 26.
Mercedes versus Aston Martin
Desenhando um cenário que pode se estender pelo resto do campeonato, a equipe alemã protagonizou alguns embates diretos com a Aston Martin – sua cliente de motores, por sinal. Destaque para a ultrapassagem de Alonso sobre Russell pela quinta colocação, na volta 13.
Na volta 31, a octacampeã de construtores convocou Hamilton para os boxes uma segunda vez, tentando antecipar um possível undercut da Aston Martin. Porém, a equipe britânica fez uma jogada melhor, chamando Stroll para permitir ao canadense superar Russell no giro 33, pelo oitavo lugar.
Antigos rivais nos tempos de McLaren em 2006, Alonso e Hamilton tornariam a se encontrar na volta 36, quando o espanhol voltou de seu segundo pit stop bem na cola do heptacampeão. Na volta seguinte, o bicampeão deu o bote no rival na curva 4; Lewis reouve seu quinto lugar mas não resistiu à nova tentativa do adversário na 39ª volta.
Com o abandono de Leclerc, os veterananos iniciaram a caça à terceira colocação de Carlos Sainz. Depois de cozinhar o compatriota por algumas voltas, o veterano da Aston Martin deu o bote no jovem da Ferrari e ascendeu ao pódio, na volta 46. A dupla chegou a ter um toque, perto de se tornar uma colisão maior. Capengando com o contato e os pneus desgastados, Hamilton também passou Sainz.
Dia para esquecer
A McLaren, novamente, começou o ano sem pontuar. Primeiro, teve um problema na caixa de câmbio e no volante do calouro Oscar Piastri, que deixou a prova na volta 15.
Lando Norris permaneceu na prova mas, tendo largado em 11º, se distanciou da zona de pontuação, sofreu com um pit stop de 11s e chegou a parar seis vezes, incluindo na volta 28, para ajustar a pressão do carro e na 56ª, devido a um problema na unidade de potência. O britânico foi o único a colocar pneus médios durante a corrida, mas não obteve efetividade com a tentativa.
Chuva de punições
Se as equipes tivessem que pagar uma multa por cada punição, a Alpine sairia com prejuízo do GP do Bahrein. Esteban Ocon foi punido três vezes na corrida: primeiro, recebeu 5s por largar incorretamente alinhado no colchete do grid inicial.
Depois, foi chamado atenção por não cumprir acertadamente sua punição nos boxes. Por fim, o francês recebeu mais 5s por acelerar dentro do pit lane, mas acabou abandonando a prova na volta 43.
No meio do grid…
Coadjuvantes nas sessões livres e na classificação em Sakhir, as equipes do pelotão intermediário não apareceram tanto, com exceção da Alfa Romeo, Alpine e Williams. Valtteri Bottas, representando a ítalo-suíça, manteve-se firme na zona de pontuação e ficou em oitavo após largar em 12º, apesar de ser ultrapassado por Russell e Stroll.
Pierre Gasly, que começou a prova em último lugar, garantiu os pontos da Alpine em sua estreia pelo time ao chegar em nono. O francês quase levou o ponto extra da volta mais rápida, mas Guanyu Zhou (Alfa Romeo) tomou a marca dele.
Alexander Albon conquistou os primeiros pontos do time britânico do ano, ganhando cinco posições ao longo da corrida e chegando em 10º. Nico Hulkenberg, de volta à F1 após quase quatro anos, não fez valer sua décima colocação no grid inicial e ficou fora dos pontos, em 16º.
O estreante Logan Sargeant chegou perto de também pontuar, depois de protagonizar algumas voltas em disputa com Zhou. Entretanto, o americano, que largou em 17º, parou na 12ª colocação.
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