Comandada pelo presidente Izaque Carvalho de forma segura e com equilíbrio a Câmara de Vereadores de Paulino Neves, realizou mais uma sessão ordinária na tarde dessa sexta-feira(23). Vários temas e debates foram colocados em discussão em prol do da população paulinoense.
De início teve os debates sobre o aumento de casos da covid -19 no município e foram discutidos sobre a maneira como o município tem lidado com essa questão.
O vereador Júnior Lobato pediu a inclusão de debates sobre Educação e Saúde e pediu que a casa convide os secretários das pastas citadas para prestar esclarecimentos sobre o aumento dos casos do covid e como será feito a vacinação dos professores.
Ainda houve o ofício da Secretaria de Turismo, pedindo um espaço na próxima sessão para apresentar relatórios e ações da pasta do 1.º trimestre em Paulino Neves, porém o secretário não especificou uma data. O ofício foi aprovado e fica agora a cargo da presidência marcar uma data.
Os vereadores Darlisson e Batuca se manifestaram sobre a preocupação do aumento dos casos da covid no município. Batuca falou que na marcação de consultas continua tendo muitas pessoas causando aglomeração e disse que se o município tem meios de marcar pela internet que faça assim.
O vereador Ícaro Barros, falou sobre a citação da parlamentar Bacuta em relação ao áudio em que ícaro denunciou em áudios e disse que quando cobrou, as ambulâncias estavam sim a mercê de sol e chuvas.
Disse ainda que ele está pronto a denunciar as mazelas assim como aplaudir, o que funciona no município, o parlamentar ainda falou sobre o impacto negativo na aprendizagem de alunos, devido à pandemia.
Ícaro fez a leitura do boletim da covid no mês de dezembro de 2020, que chegou a zero o número de casos ativos e suspeitos e apenas 2 óbitos. Segundo o parlamentar, o motivo da eficácia no baixo número de casos foi as ações da gestão da época, como sanitização, desinfecção de praças e ambientes públicos, barreiras sanitárias, além de uma forte invertida em comunicação para esclarecer como lidar com a pandemia.
Em relação, ao último boletim, os casos chegam a 44 ativos, 3 óbitos, o vereador disse que houve uma evolução de número de casos. “Houve mudança? Houve melhorias? antes as medidas funcionavam e agora não, a bandeira partidária tem que ser deixado de lados e o embate tem que ser contra o covid.
O presidente da casa, Izaque Carvalho falou que as dificuldades são enormes e governar não é fácil nos tempos de hoje, porém é possível fazer algo em prol da população, disse que os vereadores são cobrados do porque da falta de barreiras sanitárias e a preocupação com o turista. “Trabalhou-se muito para termos turismo e infelizmente temos que barrar, pois, quem está em risco é a vida”. Falou.
O projeto de Lei de Diretrizes Orçamentária de 2022 já está nas comissões. O parlamentar disse que o programa dará maior transparência às ações da Câmara, em sua fala ainda deliberou sobre a mudança na forma de ler a ata, que seja entregue com antecedência aos parlamentares para que não se perca muito tempo com a leitura da mesma.
Foi levantado a alteração do horário da sessão, porém foi deixado para uma próxima pauta.
No pequeno expediente, a parlamentar Tula, esclareceu que na postagem da reunião do prefeito com os vereadores, quando se falou vereadores, as pessoas acham que foi todos os edis, quando, na verdade não.
O vereador Manoelzinho disse que sempre foi de representar o povo e que falta um trabalho preventivo e ações para o combate a covid -19 e disse que se o prefeito não trabalhar com todos os vereadores, não vai da certo.
Ícaro Barros, disse as ações mínimas de protocolos sanitários e comunicação do por parte do governo não requer muito dinheiro. E falou que se as ações do passado foram eficazes, é necessário que continue.
Júnior Lobato falou sobre a reunião, falou que seu requerimento chamando os secretários, é, para que expliquem as ações do município em relação ao covid.
Acompanhe essas e outras notícias em Imaranhao.com
Siga, também o Imaranhao no Twitter, Instagram
Curta nossa página no Facebook
Inscreva-se no nosso canal no Youtube


+ There are no comments
Add yours