A Sessão da Câmara Municipal de Vereadores do município de Barreirinhas desta última terça-feira (18), foi marcada logo de início por alguns discursos.
Fernando Leal falou que foi procurado por um profissional da saúde que cobrava o pagamento por insalubridade.
Em resposta a presidente disse que a presidência do sindicato dos ACs irá se reunir com a Secretaria e a Câmara estará acompanhando.
Oleandro cobrou da secretaria que coloque um agente de saúde do povoado Barreira Velha e perguntou o por que da comunidade não ter o profissional, ainda disse que aguarda a resposta da secretária desde o dia 05.
Carlos Dutra falou que a Secretaria de Saúde não tem dado a receita azul, pois os paciente vai até a secretaria e não conseguem os medicamentos.
Sandra Carneiro falou que no povoado Engenho tem uma equipe de PSF, mas, que estão indo apenas uma vez na semana, sendo que a equipe tem que ficar lá diariamente e acrescentou ainda que o posto muita das vezes fica fechado.
A vereadora Socorro Aguiar pediu esclarecimentos sobre a falta de agente de saúde no povoado Braço.
Amarildo Alves usou o pequeno expediente e também cobrou sobre o fato da receita azul e que pacientes já se deslocaram até a secretaria e não conseguem e pediu que o executivo seja sensível ao caso.
O parlamentar cobrou sobre a iluminação pública e o recapeamento da MA-225 até o povoado Sobradinho.
Logo após houve respostas dos requerimentos vindo do executivo.
O primeiro a ser respondido foi do Vereador Mauriedson sobre a pavimentação da avenida Brasil no Bairro Cidade Nova.
Logo após foi respondido a vereadora Cilene Melo sobre a recuperação da ponte de madeira do Povoado Sobradinho.
Em seguida respondeu também ao vereador Ronald Augusto sobre o pedido de piçarramento e adequação da estrada que liga o povoado Baixinha e Santa Cruz e o pedido sobre a adequação da estrada do povoado Carnaubeira ao porto da Maria da Basta.
Foi respondido também sobre o requerimento do vereador Oleando em relação a avenida do Carnaubal, além do requerimento que pedia melhoramento em ruas do Bairro Boa Fé.
O vereador Irmão Filho também foi respondido em relação a petição da construção da ponte do povoado Cigana, assim como sua indicação sobre a rua São Francisco que liga o bairro Santarém a MA-315 e piçarramento da rua do INSS ao povoado Laçador. O parlamentar teve ainda resposta da estrada que liga o povoado Baixão ao Engenho que está precisando de reparos e piçarramento.
A prefeitura disse que está avaliando para fazer os reparos e construções pedidas e que já tem convênio com o Governo Federal.
Alguns vereadores destacaram, que, a secretaria manda respostas evasivas e que as licitações ainda não saíram, dificultando as ações.
A presidenta disse que irá se reunir com o secretário para rever as respostas.
Houve ainda o requerimento da vereadora Socorro Aguiar, pedindo vacinação prioritária aos trabalhadores do turismo no munícipio.
O executivo mandou para apreciação do legislativo do PL 007/2021 que dispõe sobre alterações à lei que institui o zoneamento, parcelamento, uso e ocupação do solo de Barreirinhas e a lei que institui o sistema de obas do município e diretrizes do uso do solo em Barreirinhas e outras questões.
No segundo expediente, o vereador Oleandro pediu que seja visto a estrada que liga ao povoado Cardosa, pois é roteiro turístico e a via está intrafegável.
Fernando Leal agradeceu a instauração do departamento de saúde bucal da UBs do bairro Riacho e disse que os tuneis de ozônios precisam está de volta aos logradouros.
Usando a tribuna, o vereador Irmão Filho agradeceu ao executivo pelos requerimentos atendidos, porem cobrou mais efetividade em relação a ações da secretaria de saúde e pediu para que a casa chame a secretária para esclarecimentos sobre a pasta.
Disse ainda que a gestão tem que ver de perto a questão da iluminação pública, pois o povo cobra.
Amarildo Alves em sua fala falou sobre o adiamento da licitação da contratação de empresa para prestação de serviços funerários e argumentou que é um serviço essencial, ainda mais em tempos de pandemia e concordou com o vereado Irmao Filho em chamar a atual secretária de saúde.
Socorro Aguiar falou sobre o dia 18 de maio, que é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes e se disse triste por não haver uma maior participação da população.
Em sua palavra, a presidenta Irlanda Batista enfatizou que a participação da população é importantíssimo e que segundo o conselho tutelar a violência sexual de Crianças e Adolescentes no município é assustador e pediu que os parlamentares ajudem nessa causa.
Sandra enfatizou que, Barreirinhas, por ser uma cidade turísticas, essa problemática é ainda maior e disse que é necessário denunciar os abusos. A parlamentar ainda atentou sobre as dificuldades que os usuários do Banco do Bradesco enfrentam e pediu que o gerente seja chamado para se explicar.
Fernando Leal disse que desde que o secretário de educação foi chamado, ainda não se viu mudança – se não da certo, seu prefeito, que tire o secretário – disse o parlamentar.
Enfatizou que a educação precisa ser debatida e tem que melhorar.
Acompanhe essas e outras notícias em Imaranhao.com
Siga, também o Imaranhao no Twitter, Instagram
Curta nossa página no Facebook
Inscreva-se no nosso canal no Youtube
+ There are no comments
Add yours