Veja como foi a Sessão da Câmara de Vereadores dessa terça-feira(20), em Barreirinhas

Estimated read time 4 min read

A sessão da Câmara de Vereadores de Barreirinhas, na tarde dessa terça-feira (20), foi bem extensa e com muitos requerimentos e projetos. Comanda com muito equilíbrio e firmeza pela presidente da casa, Irlanda Batista.

Logo de inicio a vereadora Sandra Carneiro requereu que seja organizado o trânsito da avenida Coronel Godinho, pela guarda municipal e DMT, ainda pediu que seja feito a recuperação da ladeira que liga a ponte do povoado Baixão dos Júlios ao povoado Engenho. E propôs a recuperação da escola do Bairro São Domingos, Darci Vargas, pintura e melhoria.

Amarildo pediu que a Câmara possa se posicionar sobre o fato do prefeito ter falado que encontrou a prefeitura sucateada.
Em defesa, o líder do governo , Ronald Augusto disse que o prefeito, apenas citou que o sucateamento foi apenas em alguns setores e não na prefeitura toda,.

Ronald Augusto pediu, que seja corrigido a pavimentação da entrada da cidade em frente ao bairro Cidade Nova, e beneficie as principais ruas do bairro.

Ao defender seu requerimento e disse que é necessário urgência uma medida no local, além de falar que o bairro é antigo e não há quase nada de infraestrutura.

Em réplica o vereador Fernando Leal disse que o projeto de pavimentação no bairro, há dinheiro em caixa e sugeriu ao executivo que desfaça o contrato se não está atendendo as demandas do projeto.

Amarildo requereu que seja cumprido a previsão legal para distribuição dos alimentos escolares aos alunos, em caráter excepcional, do programa PENAE, kit merenda pois é necessário se cumprir a resolução do Governo Federal

Socorro Aguiar pediu a construção de uma escola no Bairro Mundico Cosme, pois disse que o bairro é uma localidade muito grande e com enorme apelo social.

Amarildo Alves colocou um requerimento, sugerindo ao prefeito e a Secretaria de Saúde, que seja encaminhado uma gratificação de 40% nos vencimentos aos profissionais de saúde que estão a frente no combate a pandemia, como motoristas de ambulâncias, garis, guardas, coveiros e auxiliares de serviços e agentes de saúde, entre outros. Vindo de verba via governo federal, em regime temporário.

Houve embate e foi sugerido que mesmo adiasse adiei o requerimento, porém  Amarildo manteve o requerimento.

Fernando sugeriu que a presidência oficialize a secretária para  que ela se explique sobre o pagamento de insalubridade.

Vereador Mauriedson, disse que o requerimento trás expectativa e falou que teve reunido com a secretária e os agentes e que a demora é devido a lentidão do recadastramento dos mesmos.

Ronald Augusto reafirmou que o requerimento tem que ser editado e essa porcentagem de 40% seja proveniente da verba da Covid-19.

O Requerimento foi reprovado.

Teve ainda os Projetos de Lei vindo do executivo que dispõe sobre a restruturação do Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb.

O Projeto Lei, de número, 005 – 2021, que dispõe sobre as diretrizes e execuções da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) do município, para o ano de 2022.

Além do Projeto de Lei do vereador Daniel Júnior, que determina a vacinação contra a Covid-19, prioridade de bancários e vigilantes da segurança privada em bancos, e o PL do vereador Ronald Augusto que estabelece prioridade de vacinação contra a Covid-19 de profissionais da Educação Pública e Privada em Barreirinhas, o projeto também tem como coautora, a vereadora Socorro Aguiar.


Acompanhe essas e outras notícias em Imaranhao.com

Siga, também o Imaranhao no Twitter, Instagram

Curta nossa página no Facebook

Inscreva-se no nosso canal no Youtube


 

Relacionadas

Da Redação

+ There are no comments

Add yours

Deixe uma resposta