
O Vaticano divulgou nesta sexta-feira um novo decreto, assinado pelo papa Leão XIV, que orienta fiéis sobre a prática sexual no casamento e amplia a compreensão oficial da Igreja sobre a vida conjugal. O documento afirma que o sexo, além da função de procriação, contribui para “enriquecer e fortalecer a união exclusiva do matrimônio”.
Emitido pelo Dicastério para a Doutrina da Fé, o texto cita o Código de Direito Canônico e reforça que uma visão integral da caridade conjugal não exclui a fecundidade, embora ressalte que o matrimônio deve permanecer “aberto à comunicação de vida”.
O decreto também destaca a importância do “consentimento livre” e do “pertencimento mútuo”, assegurando igualdade de dignidade e direitos entre os cônjuges. Em outro trecho, a Santa Sé orienta os 1,4 bilhão de católicos no mundo a buscarem o casamento com uma única pessoa para toda a vida, reafirmando o caráter perpétuo e exclusivo da união.
O Vaticano ainda criticou a prática da poligamia em alguns países africanos, inclusive entre membros da Igreja, reiterando que o matrimônio, segundo a doutrina católica, é um compromisso vitalício entre um homem e uma mulher.
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
- Clique para compartilhar no X(abre em nova janela) 18+
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela) LinkedIn
- Clique para compartilhar no Pinterest(abre em nova janela) Pinterest
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
- Clique para compartilhar no Mastodon(abre em nova janela) Mastodon
- Clique para compartilhar no Nextdoor(abre em nova janela) Nextdoor
- Clique para compartilhar no X(abre em nova janela) 18+


+ There are no comments
Add yours