
Levar o smartphone para o banheiro para checar mensagens ou navegar nas redes sociais é um hábito comum — mas pode trazer consequências à saúde. De acordo com um estudo publicado em setembro na revista científica PLOS One, o uso do celular enquanto se está sentado no vaso sanitário pode elevar significativamente o tempo de permanência no local e, com isso, aumentar o risco de hemorroidas.
“Isso está associado a um aumento de 46% no risco de hemorroidas”, afirmou a gastroenterologista Trisha Pasricha, da Escola de Medicina de Harvard e pesquisadora-chefe da análise.
Para o estudo, 125 adultos foram entrevistados sobre seus hábitos no banheiro durante uma colonoscopia preventiva. A pesquisa revelou que metade dos usuários de smartphones afirmou permanecer no vaso sanitário por mais tempo do que o necessário por causa do aparelho.
Pasricha explica que, diferente de uma cadeira comum, o vaso sanitário não oferece suporte ao assoalho pélvico. “O assento aberto aumenta a pressão sobre os músculos do assoalho pélvico, o tecido conjuntivo em torno das hemorroidas e sobre as próprias hemorroidas”, disse.
As hemorroidas são estruturas naturais do organismo, pequenas protuberâncias vascularizadas localizadas na junção entre o reto e o ânus. No entanto, quando sofrem aumento de volume devido à pressão ou esforço excessivo para evacuar, podem causar dor e desconforto. Os sintomas incluem coceira, ardência e sangramento.
O estudo reforça a importância de evitar longas permanências no vaso sanitário e alerta para o impacto de hábitos aparentemente inofensivos no dia a dia.


+ There are no comments
Add yours