Ucrânia volta a convidar Lula a viajar a Kiev após novas falas sobre a guerra

Estimated read time 2 min read

Após as novas falas de Lula sobre a guerra na Ucrânia, o governo de Volodymyr Zelensky voltou a convidá-lo a visitar Kiev. Nos últimos dias, como mostramos, o presidente brasileiro afirmou que os ucranianos também são culpados pelo conflito e que os EUA e a Europa têm incentivado continuidade da guerra. Além disso, o governo do petista recebeu ontem o chanceler da Rússia, Sergei Lavrov, que afirmou que Moscou e Brasil têm a mesma visão sobre temas globais.

 

Diante dos ocorridos, o porta-voz da chancelaria ucraniana, Oleg Nikolenko, disse, em mensagem no Facebook, desejar que Lula compreenda “as verdadeiras causas da agressão russa e suas consequências para a segurança global”.

 

“A Ucrânia observa com interesse os esforços do presidente do Brasil para encontrar uma solução para a guerra. Ao mesmo tempo, a abordagem que põe vítima e agressor na mesma balança e acusa os países que ajudam a Ucrânia […] de incentivarem a guerra não está de acordo com a realidade”, acrescentou ele.

 

“A Ucrânia não precisa ser convencida de nada. A guerra está sendo travada em solo nacional e causando sofrimento e destruição incalculáveis. Mais do que ninguém, estamos empenhados em acabar com a agressão russa com base na proposta de paz formulada pelo presidente [Volodimir] Zelenski”, prosseguiu o porta-voz.

 

Zelensky já havia convidado Lula para ir a Kiev no mês passado, em conversa por vídeo. Na ocasião, o petista disse que aceitaria o convite em momento oportuno.

 

Antagonista

 

Relacionadas

Da Redação

+ There are no comments

Add yours

Deixe uma resposta