A Ucrânia está vivendo dias de incerteza e caos. Em entrevista coletiva na quarta-feira 12, a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) comunicou à imprensa internacional que está preocupada com a possibilidade de invasão da Rússia ao país vizinho e com a geração de novos conflitos armados na Europa. Para pior o “clima”, os sites do governo ucraniano sofreram um ataque cibernético em massa e saíram do ar na noite da quinta-feira 13.
Até a manhã desta sexta-feira, 14, os sites do Ministério das Relações Exteriores, do Gabinete de Ministros, da Política Agrária, do Conselho de Segurança e Defesa e do Ministério da Educação e Ciência ainda não estavam funcionando, segundo um comunicado feito à imprensa pelo Serviço de Segurança da Ucrânia.
Os autores do ataque deixaram uma mensagem dizendo para as pessoas “terem medo e esperarem o pior” e ameaçaram divulgar dados pessoais dos ucranianos disponíveis nos sites atacados. O texto aparece em três idiomas: ucraniano, polonês e russo.
Um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Ucrânia confirmou, em uma entrevista concedida ao portal Reuters, que é muito cedo para afirmar quem são os culpados do ataque, mas informou que a Rússia esteve por trás de ações semelhantes no passado.
Com informações da Revista Oeste
+ There are no comments
Add yours