
A passagem do tufão Kalmaegi pelas Filipinas deixou ao menos 142 mortos, mais de 100 desaparecidos e destruiu bairros inteiros em inundações devastadoras que atingiram a região central do arquipélago, segundo dados oficiais divulgados nesta quinta-feira (6).
O Kalmaegi é considerado o tufão mais letal do planeta em 2025, de acordo com a base internacional de desastres EM-DAT. Agora, o fenômeno natural avança em direção ao Vietnã.
As enchentes, descritas como sem precedentes, devastaram povoados e cidades na província de Cebu, arrastando veículos, casas e até grandes contêineres de transporte.
A Defesa Civil local confirmou 114 mortes, mas o número não inclui outros 28 óbitos registrados pelas autoridades provinciais de Cebu, totalizando 142 vítimas, conforme levantamento da agência AFP.
As equipes de resgate ainda procuram por 127 desaparecidos, e as autoridades admitem que o número de mortos pode aumentar nas próximas horas.
Diante da tragédia, o presidente Ferdinand Marcos declarou estado de calamidade nacional, o que permite ao governo liberar recursos para ajuda humanitária e controlar os preços de produtos essenciais.


+ There are no comments
Add yours