Trump vence Prêmio da Paz da Fifa em sorteio da Copa do Mundo de 2026

Estimated read time 4 min read

Durante o sorteio da Copa do Mundo de 2026, nesta sexta-feira, em Washington, a Fifa apresentou o seu novo prêmio anual: Prêmio da Paz da Fifa – O Futebol Une o Mundo. O vencedor da primeira edição foi Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, que ganhou um troféu e uma medalha.

— Muito obrigado. É realmente uma das maiores honras da minha vida. Muito mais que palavras podem falar. Salvamos milhões e milhões de pessoas, o Congo é um exemplo. Mais de 10 milhões de pessoas morreram, e mais de 10 iriam morrer. Índia, Paquistão e tantas outras guerras que conseguimos encerrar, outras que terminamos antes mesmo de começar. Conseguimos fazer isso. É uma honra estar com Infantino, que o conheço há muito tempo.

O presidente dos Estados Unidos disse que as vendas de ingressos para a Copa do Mundo quebraram recordes.

— Você estabeleceu novos recordes na venda de ingressos. Não queremos falar disso nesse momento, mas é um tributo ao futebol. Os números são incríveis, muito além do que o próprio Gianni (Infantino) achou que seria possível. Eu quero agradecer a minha família. Minha esposa Melanie, muito obrigado. Acho que vocês terão um evento que nunca foi visto antes no mundo. Tivemos uma ótima relação com o Canadá e com o México. A coordenação e a amizade tem sido incrível — disse Trump, que completou:

— Quero agradecer a todos. O mundo é mais seguro agora. Os Estados Unidos não estavam muito bem há um ano, mas agora posso dizer que somos o país mais na moda e mais quente do mundo. Obrigado!

Trump, que se aproximou de Infantino, fez forte campanha pelo Prêmio Nobel da Paz este ano, e a Casa Branca criticou a decisão do comitê de concedê-lo à líder da oposição venezuelana, María Corina Machado, no mês passado.

Trump sobre Estados Unidos sediar a Copa do Mundo: “É uma honra”

Donald Trump falou com a reportagem do sportv durante o sorteio dos grupos para o Mundial em evento em Washington D.C. nesta sexta-feira.

— É muito grande. É muito importante, Gianni (Infantino, presidente da Fifa) fez um trabalho excelente. Já tivemos recorde de vendas de ingressos, inclusive. Tem sido fantástico. Gianni faz um trabalho incrível na Fifa – afirmou.

A Fifa afirmou que o prêmio foi criado para “recompensar indivíduos que realizaram ações excepcionais e extraordinárias pela paz”.

A premiação ocorre também em um momento de aproximação entre Donald Trump e Gianni Infantino, que tem comparecido com frequência a eventos na Casa Branca, não necessariamente relacionados ao futebol.

O Mundial, que será realizado nos Estados Unidos, Canadá e México, terá 48 participantes pela primeira vez na história. Com isso, a primeira fase contará com 12 grupos de quatro seleções. Os dois primeiros colocados de cada chave garantem vaga no mata-mata, além dos oito melhores terceiros colocados.

O sorteio desta sexta-feira foi realizado ainda sem a definição de todos os participantes. Ao todo, 42 seleções já têm vagas garantidas. As outras seis serão definidas apenas em março, em duas repescagens: são 16 times disputando quatro vagas na Europa; e outras seis equipes de diferentes continentes duelando por duas vagas.

Apenas no sábado a Fifa divulgará a tabela completa da Copa do Mundo – ainda estão em aberto horários e locais das partidas. Para revelar a tabela completa, a Fifa fará uma transmissão ao vivo, que contará com a participação de ex-jogadores e especialistas, que analisarão os confrontos. O evento será realizado às 14h (de Brasília) de sábado.

Relacionadas

Da Redação

+ There are no comments

Add yours

Deixe uma resposta