Donald Trump voltou a defender o político Tito Asfura, que concorre à eleição presidencial em Honduras neste ano, e prometeu perdoar um ex-líder hondurenho condenado pela Justiça norte-americana por tráfico, caso o político de 67 anos vença o pleito. Em uma publicação na rede social Truth, nesta sexta-feira (28/11), o presidente dos Estados Unidos ainda condicionou o envio de ajuda para o país da América Central à vitória do candidato de direita.
Além do financiamento para Honduras, Trump fez outra promessa caso Asfura anos vença o pleito: conceder um indulto “total e completo” à Juan Orlando Hernández, condenado no último ano pela Justiça dos EUA por tráf1co de dr0gas, após ser extraditado de Honduras há três anos.
Presidente de Honduras entre 2014 e 2022, Hernández foi considerado culpado por três acusações relacionadas ao tráfico de dr0gas e arm4s. Segundo o Departamento de Justiça dos EUA, o ex-presidente se alinhou a cartéis de dr0gas, que transportaram mais de 400 toneladas de c0caína para o solo norte-americano, enquanto comandava Honduras.
Na quinta-feira (27/11), o presidente dos EUA já havia declarado apoio a Tito Asfura nas redes sociais. De acordo com Trump, o candidato de direita é o “homem que defende a democracia e a luta contra Maduro” na região.
A população de Honduras vai as urnas no próximo domingo (30/11), no pleito que definirá o próximo presidente do país pelos próximos quatro anos. Asfura, do Partido Nacional, figura entre os três principais candidatos das votações.
Ao lado do político defendido por Trump estão Rix Moncada, do Partido Liberdade e Refundação e apoiada pela atual presidente de Honduras, Xiomara Castro; e Salvador Nasralla, do Partido Liberal.

+ There are no comments
Add yours