O presidente eleito Donald Trump foi sentenciado pelo caso dos pagamentos à atriz pornô Stormy Daniels e entra para a história como o primeiro chefe de Estado condenado a assumir o poder nos EUA. A decisão, anunciada nesta sexta-feira em Nova York, ocorreu após a Suprema Corte dos Estados Unidos rejeitar um último apelo por parte do republicano. Trump acusou a Justiça de promover uma “caça às bruxas” e que tinha como objetivo minar sua campanha eleitoral. “Não funcionou”, provocou.
A decisão da Justiça, porém, é de não sentenciá-lo a uma pena de prisão. Não haverá qualquer multa, serviço comunitário e nem punição. O Tribunal determinou uma “dispensa incondicional”, o que significa que nada ocorrerá contra o presidente eleito.
Ainda assim, trata-se de um gesto simbólico. O Tribunal em Nova York explicou que é por conta de sua condição de presidente que a pena não pode ser aplicada. Pela lei, a pena máxima seria de quatro anos.
Trump foi condenado, em maio, por 34 crimes, incluindo falsificação de registros comerciais para ocultar US$ 130.000 pagos à estrela pornô Stormy Daniels, pouco antes da eleição presidencial de 2016.
Daniels e o próprio ex-advogado de Trump, Michael Cohen, admitiram que o pagamento tinha como objetivo silenciar a atriz e impedir que ela falasse sobre suas relações sexuais com Trump enquanto ambos participavam de um torneio de golfe de celebridades em 2006. Trump sempre negou a versão de Daniels.
Via: UOL
+ There are no comments
Add yours