O presidente dos EUA, Donald Trump, disse que vai tirar o status de isenção fiscal da Universidade Harvard. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (2) em um post em uma rede social. Trump disse que a universidade merece.
No fim da semana passada, Trump chegou a dizer que Harvard representava uma ameaça à democracia dos EUA e acusou a universidade de ser antissemita. No ano passado, instituições de ensino superior americanas foram palco de protestos contra a guerra em Gaza.
Harvard é a universidade mais antiga dos EUA e se negou a atender exigências feitas pelo governo de Trump. A administração federal do país tem pressionado universidades a adotarem uma agenda política alinhada ao presidente.
Em uma carta enviada a Harvard no início de abril, o governo de Donald Trump exigiu amplas reformas administrativas e de liderança na universidade, além de mudanças nas políticas de admissão. Outras instituições também foram alvo de exigências semelhantes
Mas Harvard se tornou a primeira universidade a desafiar abertamente o governo Trump. O presidente da instituição, Alan Garber, disse que não vai ceder às pressões. Horas depois, o governo congelou bilhões de dólares em recursos federais.
Depois, Harvard anunciou um processo contra o governo dos EUA para impedir o congelamento de mais de 2,2 bilhões de dólares em subsídios federais.
Como outras grandes universidades, Harvard depende do financiamento federal para manter suas pesquisas científicas e médicas.
Ainda não está claro por quanto tempo a instituição conseguiria operar sem esses recursos.
+ There are no comments
Add yours