Trump critica Israel e Irã por desrespeitarem cessar-fogo: “Violação”

Estimated read time 3 min read

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, expressou, nesta terça-feira (24/6), descontentamento com Israel e o Irã após supostos ataques entre os países, mesmo após o anúncio de um cessar-fogo na segunda-feira (23/6).

Trump declarou que vai analisar como impedir os ataques: “Vou ver se consigo impedir isso”, falou com repórteres ao deixar a Casa Branca para participar da cúpula da Otan, em Holanda.Na rede Truth Social, o presidente norte-americano pediu para que Israel pare com os ataques ao Irã, alegando ser uma “grande violação”.

“Israel, não lancem essas bombas. Se fizerem, é uma grave violação. Tragam seus pilotos para casa, agora! Donald J. Trump, presidente dos Estados Unidos”, postou.


O que está acontecendo?

  • Após 12 dias de conflitos, iniciados por Israel contra o programa nuclear do Irã, ambos os países concordaram com cessar-fogo anunciado pelo presidente dos EUA, Donald Trump, que teria entrado em vigor na madrugada desta terça-feira (24/6).
  • Mas, apesar do acordo, os ataques não devem parar, com acusações de Israel de quebra de trégua por parte do Irã, que nega.
  • Pouco tempo depois do início do cessar-fogo, o ministro da Defesa de Israel, Israel Katz, ordenou que o exército israelense responda energicamente a uma violação do acordo por parte do Irã
  • O exército israelense relatou dois mísseis lançados pelo Irã no meio da manhã desta terça.

A declaração de Trump ocorre em meio às acusações de Israel contra o Irã, nas quais o país judeu alega que o “regime iraniano” violou o cessar-fogo imposto pelo presidente norte-americano na segunda-feira (23/6), e afirmou que responderá com ataques.

O exército israelense relatou dois mísseis lançados pelo Irã no meio da manhã desta terça, o que provocou o disparo de sirenes no norte do país várias horas depois de o presidente americano Trump anunciar o plano de cessar-fogo.

O Irã, porém, rejeitou as alegações israelenses de que teria prosseguido com o disparo de mísseis.

Trump afirmou que Israel precisa “se acalmar”e que, assim que o acordo foi fechado, o país “lançou uma carga de bombas” a maior já vista.

“Basicamente temos dois países que estão lutando há tanto tempo e de forma tão intensa que eles nem sabem mais o que diabos estão fazendo”, destacou Trump.

Irã confirma cessar-fogo

Em meio aos ataques, o Irã, por sua vez, diz que concordou com um cessar-fogo. O Conselho Supremo de Segurança Nacional iraniano emitiu declaração na qual afirma que o país deu “resposta humilhante e exemplar à crueldade do inimigo” e que “forçou o inimigo a se arrepender e aceitar a derrota e a cessação unilateral de sua agressão”.

Após os supostos ataques iranianos, o chefe do Estado-Maior de Israel, general Eyal Zamir, afirmou que, após a violação do cessar-fogo, os bombardeios serão retomados.

“Diante da grave violação do cessar-fogo cometida pelo regime iraniano, responderemos com força”, anunciou o general.

Cessar-fogo em vigor

Trump afirmou, nesta manhã, que o “cessar-fogo está em vigor”. “O cessar-fogo está em vigor. Por favor, não o violem”, divulgou o presidente na rede Truth Social.

Porém, pouco tempo depois do início do cessar-fogo, o ministro da Defesa de Israel, Israel Katz, ordenou que o exército israelense responda energicamente a uma violação do acordo por parte do Irã, com ataques intensos contra alvos do regime no coração de Teerã, segundo relatos da mídia local.

Relacionadas

Da Redação

+ There are no comments

Add yours

Deixe uma resposta