
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou nesta sexta-feira (28) que pretende “pausar permanentemente” a imigração de pessoas vindas de países que ele classificou como “terceiro mundo”. A afirmação foi feita em publicação nas redes sociais, como parte de uma nova ofensiva contra políticas migratórias.
Segundo Trump, a medida incluirá o corte de benefícios e subsídios destinados a não-cidadãos, além da “desnaturalização” de imigrantes que, segundo ele, “minam a tranquilidade doméstica”. O presidente também prometeu deportar estrangeiros que considere representar riscos à segurança ou serem “incompatíveis com a Civilização Ocidental”.
As declarações vieram após um ataque que deixou dois membros da Guarda Nacional mortos perto da Casa Branca. O suspeito, segundo autoridades, era um imigrante afegão — fato citado por Trump para justificar o endurecimento das políticas migratórias.
A proposta, no entanto, ainda não detalha quais países seriam atingidos ou como a suspensão seria implementada. Especialistas em direitos humanos e organizações pró-imigrantes já criticam a fala do presidente, afirmando que ela pode resultar em discriminação com base em nacionalidade e violar compromissos internacionais.


+ There are no comments
Add yours