Transar com um amigo é mais comum do que se imagina, revela pesquisa

Estimated read time 3 min read

Apesar da crença cultural de que sexo entre amigos é raro ou arriscado, os dados de uma pesquisa realizada por um aplicativo de relacionamento mostram que é muito mais comum do que muitos imaginam. Cerca de 47% dos homens e 69% das mulheres afirmam já ter tido relações sexuais casuais com um amigo próximo, às vezes, como parte de um relacionamento de amizade colorida. Apenas 29% dos homens e 26% das mulheres disseram que isso nunca aconteceu. Isso significa que a maioria ou cedeu aos seus sentimentos ou, no mínimo, estava “no lugar certo na hora certa”.

A chamada “amizade colorida” volta e meia reaparece como tema de conversa entre amigos, nas redes sociais ou em análises sobre comportamento e afetividade. Entre a curiosidade, a atração e o receio de perder um vínculo importante, o dilema revela como os limites entre amizade e desejo podem ser mais fluidos do que parecem.

Uma amizade colorida é um relacionamento que combina a intimidade física/sexual de um romance com a liberdade de uma amizade

Segundo a pesquisa, a atração entre amigos não costuma ficar em segredo. Para 46% das mulheres e 32% dos homens, existe a certeza de que um de seus amigos já quis transar com eles em algum momento. Já entre os que não têm tanta certeza, estão 31% das mulheres e 44% dos homens — o que indica que poucas pessoas descartam completamente a possibilidade do tesão entre amigos existir

Enredo de vários filmes e séries, essas relações despertam muita curiosidade sobre como viver uma experiência sem afetar a proximidade e contato com o amigo em questão. Segundo o psicólogo Romanni Souza, o alinhamento de expectativas é chave para essas situações.

Transar com um amigo é mais comum do que se imagina, revela pesquisa - destaque galeria

“O principal é estabelecer limites claros; é essencial conversar sobre o que está ou não dentro do acordo, como a frequência de encontros e exclusividade”, explica.

Na visão do profissional “é essencial lembrar que a base de um relacionamento maduro é amizade, é suporte emocional, é compartilhar sentimentos, e também o sexo. Se isso estiver acontecendo, pode ser interessante conversar sobre transformar a amizade colorida em um relacionamento, sempre alinhando expectativas e lembrando-se do combinado.”

Para funcionar exige comunicação clara e alinhamento de expectativas

Boa comunicação é um pilar desse tipo de troca.  “Caso algum dos dois dentro da amizade comece a buscar um relacionamento sério dentro ou fora da amizade colorida, a amizade colorida vai acabar. É essencial alinhar expectativas de forma clara.”

Transar com amigo fortalece a amizade? Pesquisa diz que sim

Outra pesquisa, realizada pela Boise State University (EUA), aponta que manter relações sexuais com um amigo pode fortalecer a amizade. O levantamento, feito com 300 homens e mulheres, mostrou que 20% dos entrevistados já mantiveram relações sexuais com amigos. Desse total, 76% afirmaram que a amizade ficou melhor e mais fortalecida após transarem. Para 50% dos participantes, vale ressaltar, o sexo casual virou um relacionamento posteriormente.

Relacionadas

Da Redação

+ There are no comments

Add yours

Deixe uma resposta