
A ByteDance, controladora do TikTok, anunciou que investirá mais de R$ 200 bilhões (US$ 37,7 bilhões) na construção de um gigantesco data center no Brasil — o primeiro da empresa em toda a América Latina.
O projeto será instalado no Ceará, próximo ao Porto do Pecém, e contará com parceria da desenvolvedora de data centers Omnia e da Casa dos Ventos, uma das maiores fornecedoras de energia renovável do país. Segundo Monica Guise, chefe de políticas públicas do TikTok Brasil, o data center operará 100% com energia eólica.
“Este é um investimento histórico para a empresa no Brasil”, afirmou Guise durante evento no Ceará que contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “É um passo importante que reflete o compromisso da companhia com o Brasil, um dos mercados digitais mais dinâmicos do mundo.”
O país é visto como o mais preparado da região para receber novos centros de tecnologia e infraestrutura avançada, especialmente por sua ampla matriz de energia renovável, rede elétrica interligada e maior oferta regional de cabos de fibra óptica de alta capacidade — fatores que o colocam no mapa mundial dos investimentos em data centers e inteligência artificial.


+ There are no comments
Add yours