O Sampaio Corrêa apresentou o técnico Thiago Gomes na tarde desta segunda-feira, no CT José Carlos Macieira. O ex-treinador da São José-RS assinou contrato até o fim da temporada 2024, e explicou o motivo de escolher o clube tricolor como desafio no ano que vem.

Thiago Gomes, novo técnico do Sampaio Corrêa, durante coletiva de imprensa — Foto: Ronald Felipe / SCFC
– Agradeço o presidente pela confiança. Isso é muito importante, pois nos dá tranquilidade para poder desenvolver um bom trabalho. Venho para o Sampaio pela grandeza do clube, e sei que temos condições de fazer uma temporada muito forte, com o intuito de colocar o clube de volta na Série B. Fico muito feliz em participar desse projeto – destacou o novo técnico do Tricolor.
Thiago Gomes também elogiou as condições oferecidas pelo clube maranhense. O novo técnico aproveitou também para destacar a “conexão” com a categoria de base e o time profissional.
– Estrutura muito boa, que vai nos proporcionar todas as condições de implantar a nossa metodologia, em conexão com a categoria de base. Gosto de trabalhar e potencializar os jovens atletas – destacou.

Thiago Gomes, novo técnico do Sampaio Corrêa, durante coletiva de imprensa — Foto: Ronald Felipe / SCFC
Veja outras respostas de Thiago Gomes:
Perfil do treinador
– Sou de uma escola gaúcha de treinadores. Busquei ao longo da minha formação profissional trabalhar com treinadores mais experientes do que eu, porque eu não fui jogador. Então, eu fui buscar o lado acadêmico, me desenvolver como treinador e trazer a prática para o meu lado. Tive a oportunidade de ser auxiliar técnico do Enderson Moreira, Osmar Loss, do Lisca, Paulo Roberto Falcão… No Grêmio, foram quase cinco anos trabalhando ao lado do Renato (Gaúcho), fui auxiliar também do Scolari (Felipão). Sou um treinador da nova geração, mas ao mesmo tempo, com uma conexão com os mais experientes ao longo da minha carreira.
Filosofia de jogo
– Tenho no meu DNA um jogo ofensivo. Torcedor que acompanhou meus últimos trabalhos, o mais recente no São José-RS nessa última temporada, viu isso. O São José-RS foi o segundo melhor ataque da Série C em 2023, com a menor folha salarial da competição. Gosto de um jogo para frente, gosto de ter a posse de bola, controlar as ações da partida.
Trabalhos com a base
– Sou um treinador que gosto muito de trabalhar com as categorias de base. Gosto de trazer os garotos para treinarem comigo a todo momento. Vim da categoria de base, trabalhei muitos anos em formação de atletas. Venho trabalhando trabalhando no futebol profissional já faz um tempo. Tenho conversado muito com o clube sobre achar esse equilíbrio com os jovens. Então o torcedor vai ver muito isso.
Formação tática
– O sistema de jogo que eu gosto bastante é o 3-4-3, onde dentro da partida eu consigo mudar isso para um outra, dentro da necessidade que o confronto pede. Essa formação me dá um flexibilidade muito grande. As vezes as pessoas pesam: “Três zagueiros é um time defensivo”. Mas a nossa formação é extremamente ofensiva. A gente utiliza esses três zagueiros na fase de construção do jogo como armadores. No São José-RS, em muitas oportunidades, jogou com três zagueiros e uma segunda linha de quatro, com dois alas, dois volantes e três atacantes. Teve jogos em que jogamos com cinco alas e um centroavante dentro da partida. Então é um sistema muito flexível, que possibilita variação e liberdade aos atacantes, para buscar um jogo posicional e buscar conexões maiores com o meio campo e alas. Vamos tentar implantar isso também aqui.
Expectativa à frente do Sampaio Corrêa em 2024
– Nós temos a expectativa de no primeiro semestre viver tudo passo a passo. Vamos encarar uma primeira final no dia 7 (pelas eliminatórias da Copa do Nordeste), e logo da sequência, tudo dando certo, mais uma final (passando de fase). A expectativa também é de retomar aos títulos. Temos que ser campeão. O Sampaio é uma equipe que me atraiu demais, não só pela grandeza do clube, pelo presidente que tem colocado o clube em outro patamar, mas como treinador eu quero ganhar, eu quero ser campeão. Vamos buscar sem campeão estadual, entrar na Copa do Nordeste (fase de grupos), fazer uma base de equipe boa para encarar a Série C. Temos também uma Copa do Brasil pelo meio da caminho, então vamos busca do que for possível.

Thiago Gomes, novo técnico do Sampaio Corrêa, durante coletiva de imprensa — Foto: Ronald Felipe / SCFC
GE
+ There are no comments
Add yours