Telescópio no Chile registra nova imagem deslumbrante da “Borboleta Cósmica”

Estimated read time 1 min read

Telescópio captura imagem deslumbrante de "borboleta cósmica"

Uma nova e impressionante imagem da chamada “Borboleta Cósmica” foi capturada no Chile, revelando ainda mais detalhes dessa estrutura espacial majestosa. O registro foi divulgado nesta quarta-feira (27) pelo NoirLab, da Fundação Nacional de Ciência dos Estados Unidos.

A foto foi feita no mês passado pelo telescópio Gemini Sul e mostra a Nebulosa Borboleta — nome inspirado no formato de suas estruturas — localizada entre 2.500 e 3.800 anos-luz da Terra, na constelação de Escorpião. Para se ter ideia dessa distância, um único ano-luz equivale a cerca de 6 trilhões de milhas.

No centro da nebulosa está uma estrela anã branca que, há muito tempo, expulsou suas camadas externas de gás. Esse material ejetado acabou formando as “asas” brilhantes que se espalham para longe da estrela envelhecida, iluminadas pelo intenso calor que ela ainda emite.

A escolha do objeto astronômico não foi por acaso: estudantes chilenos o selecionaram para celebrar os 25 anos de funcionamento do Observatório Internacional Gemini, responsável por algumas das mais importantes imagens espaciais já registradas.

Relacionadas

Da Redação

+ There are no comments

Add yours

Deixe uma resposta