Com a renúncia da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP), formalizada neste domingo (14/12), o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), determinou a convocação do suplente Adilson Barroso (PL-SP) para ocupar a vaga deixada pela parlamentar. A medida segue o regimento interno da Casa e a legislação eleitoral, após comunicação oficial da Secretaria-Geral da Mesa.
Natural de Minas Gerais, Adilson Barroso é filiado ao Partido Liberal de São Paulo e tem trajetória política anterior ao atual mandato. Em sua biografia oficial na Câmara, ele se apresenta como empresário e informa ter curso superior, sem detalhar a formação acadêmica. O parlamentar também é identificado com a ala bolsonarista e mantém alinhamento público com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Ao longo da carreira, Barroso acumulou passagens por diferentes cargos eletivos. Foi vereador em Barrinha, no interior paulista, em 1988, pelo PTB, e reeleito em 1992, já pelo antigo PFL. Entre 1997 e 2002, ocupou o cargo de vice-prefeito da mesma cidade. Em 2002, foi eleito deputado estadual por São Paulo pelo Prona, mandato que exerceu até 2010. Após perder a eleição naquele ano, retornou à política municipal em 2016, novamente como vereador.
No âmbito partidário, Barroso esteve entre os fundadores do Partido Ecológico Nacional (PEN), criado em 2012 e rebatizado como Patriota em 2017. Em 2021, foi afastado da presidência da sigla após negociações individuais para uma eventual filiação de Jair Bolsonaro, episódio que antecedeu a ida do ex-presidente ao PL. No mesmo ano, Barroso deixou o Patriota e se filiou ao Partido Liberal. Em 2022, concorreu à Câmara dos Deputados, obteve 62.445 votos e ficou na primeira colocação da lista dos suplentes da sigla.
Durante a atual legislatura, Adilson Barroso já exerceu mandato federal ao ocupar a vaga de Guilherme Derrite (PP-SP) entre 2023 e 2025, período em que Derrite esteve licenciado para comandar a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo. Com o retorno do titular ao cargo no fim de novembro, Barroso voltou à condição de suplente até ser novamente convocado agora.


+ There are no comments
Add yours