STF inicia julgamento para referendar prisão preventiva de Jair Bolsonaro

Estimated read time 2 min read

Primeira Turma do STF marca sessão extraordinária para decidir sobre prisão  preventiva de Jair Bolsonaro

Os ministros da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) iniciaram, às 8h desta segunda-feira (24), o julgamento que decidirá se será mantida ou não a decisão do ministro Alexandre de Moraes que levou à prisão preventiva do ex-presidente Jair Bolsonaro. A análise ocorre no plenário virtual e deve ser concluída até as 20h.

A prisão foi decretada no sábado (22) após pedido da Polícia Federal, que apontou violação da tornozeleira eletrônica e risco de fuga. Em seu voto, já disponibilizado no sistema, Moraes afirmou: “Voto no sentido de referendar a decisão de converter as medidas cautelares anteriormente impostas em prisão preventiva de Jair Messias Bolsonaro”.

O relator apresentou 17 páginas com as justificativas para a manutenção da prisão, que incluem também a convocação de apoiadores para vigília em frente ao condomínio do ex-presidente — fator interpretado como tentativa de dificultar a fiscalização das medidas judiciais.

A sessão extraordinária foi pautada pelo presidente da Turma, ministro Flávio Dino, após solicitação de Moraes. Além do relator, devem votar no processo os ministros Cármen Lúcia, Cristiano Zanin e o próprio Dino.

Relacionadas

Da Redação

+ There are no comments

Add yours

Deixe uma resposta