
Os ministros da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) iniciaram, às 8h desta segunda-feira (24), o julgamento que decidirá se será mantida ou não a decisão do ministro Alexandre de Moraes que levou à prisão preventiva do ex-presidente Jair Bolsonaro. A análise ocorre no plenário virtual e deve ser concluída até as 20h.
A prisão foi decretada no sábado (22) após pedido da Polícia Federal, que apontou violação da tornozeleira eletrônica e risco de fuga. Em seu voto, já disponibilizado no sistema, Moraes afirmou: “Voto no sentido de referendar a decisão de converter as medidas cautelares anteriormente impostas em prisão preventiva de Jair Messias Bolsonaro”.
O relator apresentou 17 páginas com as justificativas para a manutenção da prisão, que incluem também a convocação de apoiadores para vigília em frente ao condomínio do ex-presidente — fator interpretado como tentativa de dificultar a fiscalização das medidas judiciais.
A sessão extraordinária foi pautada pelo presidente da Turma, ministro Flávio Dino, após solicitação de Moraes. Além do relator, devem votar no processo os ministros Cármen Lúcia, Cristiano Zanin e o próprio Dino.


+ There are no comments
Add yours