STF determina preservação de provas da operação policial que deixou 121 mortos no Rio

Estimated read time 1 min read

EUA sancionam Alexandre de Moraes sob Lei Magnitsky

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou neste domingo (2) a preservação de todas as provas relacionadas à megaoperação realizada nos complexos da Penha e do Alemão, no Rio de Janeiro, que resultou em ao menos 121 mortes.

Na decisão, Moraes garantiu que a Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro tenha acesso aos elementos de perícia, atendendo a um pedido feito à Corte. Além disso, autorizou que assistentes técnicos e outros profissionais especializados acompanhem as perícias, com o objetivo de assegurar a lisura da produção probatória.

O ministro ressaltou que a determinação segue o entendimento do Plenário do STF no julgamento da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) das Favelas, que exige a preservação de vestígios de crimes e a independência técnica das perícias em investigações de mortes decorrentes de ações policiais.

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), deverá ser intimado ainda neste domingo para assegurar o cumprimento da decisão do Supremo.

Relacionadas

Da Redação

+ There are no comments

Add yours

Deixe uma resposta