O governador Carlos Brandão (PSB) detalhou na manhã desta segunda-feira, como ocorrerá as solenidades de posse e recondução ao cargo em janeiro de 2023.
Reeleito em outubro para um mandato de mais 4 anos no Maranhão, ele comandará o Executivo Estadual de 2023 a 2026.
Diferentemente do que tradicionalmente ocorre na ocasião de posse de governador eleito, Brandão decidiu mudar o protocolo e ser reconduzido para o cargo somente no dia 6 de janeiro.
“Bom dia! Informo que nossa posse será no dia 1º de janeiro, a partir das 8h, na Assembleia Legislativa. E a cerimônia de recondução ao cargo acontecerá no dia 6 de janeiro, às 16h, em frente ao Palácio dos Leões. As duas solenidades serão transmitidas pelas redes sociais”, escreveu em seu perfil no twitter.
Posse
A solenidade de posse é conduzida pelo presidente da Assembleia Legislativa e conta com a presença de representantes de todos os Poderes constituído e dezenas de autoridades do estado.
Todos os deputados eleitos em outubro e já diplomados pela Justiça Eleitoral, participam do evento como convidados.
Na ocasião, Brandão fará juramento e deverá ler uma carta de compromisso, com destaque para o respeito e harmonia entre os Poderes.
Num gesto de cortesia, ele deve se dirigir especialmente aos deputados eleitos e ao comando do Poder Judiciário.
Recondução
Já a solenidade de recondução ao cargo, em frente ao Palácio dos Leões, deve simbolizar ato político numa ocasião em que ele firmará compromissos junto à população. Eleitores e apoiadores de Brandão devem ocupar a Praça Pedro II.
Nesta ocasião Brandão deve anunciar metas para a sua gestão, novos programas e é possível que ele já apresente decretos.
Ele deve apresentar uma nova “identidade” de gestão e mudar nomes de alguns dos principais programas do Governo Flávio Dino (PSB).
A solenidade marcará o início da nova gestão.
Ronaldo Rocha / Ipolítica
+ There are no comments
Add yours