Sete nomes começam se movimentar como possíveis candidatos a prefeito de Barreirinhas e desbancar Amílcar Rocha

Estimated read time 5 min read

Ainda faltam dois anos para as eleições municipais, porém em Barreirinhas os bastidores já começam a esquentar.

Para desbancar Amílcar Rocha que, segundo algumas pesquisas, já ultrapassou 50% de rejeição, quatro nomes ventilam como os  prováveis candidatos mais fortes na disputas, são eles; Saindo na frente, tem Gilvan Cabral que vem desempenhando um maravilhoso trabalho social no município, desde 2019 com ações sociais de distribuição de alimentos, construção de pontes, eventos sociais e ajudas a evangélicos, torneios de futebol, entre outros. Fator que tem  colocado seu nome como um dos mais leves para a disputa. Importante ressaltar que todas as ações de Gilvan Cabral são custeadas por seus próprios recursos.

Em outra vertente está o filho do ex-vereador Cacate, Wallace, que é assessor direto da deputada estadual Iracema Vale e recentemente tem se movimentado com os cabos eleitorais da futura presidente da ALEMA, pois, o que se fala é que, Wallace será o indicado do grupo de Iracema para concorrer às eleições. Contra o possível indicado de Iracema, Wallace, está o fato do mesmo não ter conseguido reeleger seu  pai para vereador em 2020, além de ter a resistência de alguns caciques que compõem o grupo da deputada, na cidade, pois alegam falta de experiência política.

 

Joab Marreiros é outro que também sairá candidato para desbancar Amílcar Rocha, a favor de sua candidatura tem sua experiência como vereador por um mandato e por ter se lançado duas vezes como candidato a prefeito do município. Muitos falam que chegou a hora de Joab ser o prefeito da cidade. Joab tem se articulado feito muitas visitas na perspectiva de manter suas lideranças e seu nome em evidência. Joab é um nome leve entre líderes comunitários e políticos.

 

Um outro nome que está sendo evidenciado e já declarado pré-candidata a prefeitura é de Salete Cunha, ex-secretária de Meio Ambiente de Amílcar Rocha, e que em muitos outros governos desempenhou o papel de Secretaria de Assistência Social e chefias de departamentos. Salete pediu sua exoneração no começo de 2023 para se dedicar a sua pré-campanha. A favor dela tem seu trabalho social, pois é dona de um centro de reabilitação de viciados em entorpecentes, conhecido em todo município e estado. Porém sua estadia no governo Amílcar Rocha pode ser seu ponto fraco e angariar rejeição. O fator para levar em consideração, foi que enquanto secretária, Salete fez um círculo de apoiadores muito grande, devido suas ações, algo que a fez se sobressair como liderança dentro do atual governo.

 

Derrotado em 2020 com 12.727 votos, o ex-prefeito Léo Costa é outro que irá colocar seu nome para a disputa, com uma bagagem de dois mandatos, Léo Costa não deve ser ignorado nesta disputa. Pois é um dos políticos mais conhecidos e queridos pelo povo de Barreirinhas. Conhecido como o prefeito da educação por ter construído dezenas de escolas no padrão digno em povoados. Projeto esse que serviu como exemplo para o ex-governador Flávio Dino começar construções no estado todo. Recentemente, alguns cabos eleitorais e antigos aliados de Léo saíram e se juntaram a Iracema Vale, candidata que foi combatida por Léo nas eleições para deputado, por ser, segundo ele, defensora do agronegócio no município.

 

Trilhando um novo caminho, mas pensando na prefeitura de Barreirinhas está o filho do ex-líder político e por diversas vezes candidato Celsinho Rodrigues, o advogado Thiago Rodrigues, que tem se movimentado nos bastidores para se tornar mais conhecido. Thiago foi um dos nomes que articulou a campanha de Lahésio Bomfim na cidade e isso fez ele ganhar alguns adeptos de direita na cidade, como, o líder politico, Manoel Costa.

 

Por último e não menos importante está o filho do ex-prefeito Albérico Filho, Augusto Ferreira, conhecido por ser um forte articulador e que, praticamente era o cara que fazia o governo do seu pai funcionar, Augusto tem sempre seu nome ventilado para se candidatar a prefeito da cidade, capital dos lençóis. Aliado de primeira mão do ex-deputado Edilázio Júnior, do deputado reeleito, Pedro Lucas Fernandes e sobrinho da então deputada federal, a ex-governadora Roseana Sarney. Augusto tem uma vasta experiência quando o assunto é prefeitura.

 

As eleições irão acontecer apenas em 2024, porém o pleito geral de 2022 falou muito sobre o município. Iracema Vale que obteve quase 7 mil votos na cidade, desbancando os candidatos do atual gestor, algo nunca antes visto, certamente seu apoio será o fator decisivo para qualquer candidato, seja do seu grupo ou outro nome. Uma vez que, de acordo com sua história política, ela só investe em um nomes que tem chances e bem colocados em pesquisas. Muito se fala que ela pode se abster por recomendação do atual ministro da Justiça, Flávio Dino, condição essa fundamentada nas articulações que levaram ela a ser a única candidata à disputa da presidência da Assembleia Legislativa. Uma vez se abstendo, Amílcar Rocha tem ao seu favor dois anos para tirar sua rejeição.

Recentemente, Joab Marreiros, Gilvan Cabral e Salete Cunha realizaram um café já visando primeiras conversas para desbancar Amílcar Rocha.

Vamos acompanhar os próximos capítulos.

 

Por Orlando Moraes – Editorial Imaranhão

 

Relacionadas

Da Redação

+ There are no comments

Add yours

Deixe uma resposta