O senador Roberto Rocha (sem partido) anunciou ontem (22) que encaminhou ofício ao secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, cobrando informações sobre a vacinação contra Covid-19 no Maranhão.
Ele suspeita que o Governo do Maranhão esteja burlando o Plano Nacional de Imunização (PNI) ao aplicar diretamente doses de vacinas – o que deveria ser feito pelas prefeituras.
“No Brasil, o Plano Nacional de Imunização contra a COVID-19 deixa clara a responsabilidade de cada esfera de governo: a União adquire as vacinas, os Estados as distribuem e os Municípios realizam a vacinação. No entanto, no Maranhão, há fortes indícios de que o Governo do Estado vem retendo e aplicando diretamente parte das doses enviadas pelo Governo Federal, que deveriam ser repassadas aos municípios maranhenses”, destacou ele, em postagem nas redes.
O senador quer saber exatamente “quantas doses foram aplicadas pelo Governo do Estado sem o envolvimento das prefeituras, bem como a quantidade de doses entregues a cada município e quais os critérios utilizados para a distribuição”.
“Levarei o caso também ao conhecimento do Ministério da Saúde e das demais autoridades federais competentes”, completou.
Educação
O Governo do Maranhão tem aplicado diretamente vacinas em servidores da rede estadual de Educação.
E, agora, tem demonstrado interesse também na vacinação de profissionais da educação privada.
+ There are no comments
Add yours