Senado pode convidar Nayib Bukele para participar da CPI do Crime Organizado

Estimated read time 2 min read

Como Bukele conseguiu acumular tanto poder em El Salvador e tão rápido? –  CartaCapital

O presidente de El Salvador, Nayib Bukele, poderá ser convidado a participar da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Crime Organizado, no Senado Federal. O requerimento foi apresentado pelo senador Magno Malta (PL-ES), que também propôs uma diligência oficial ao país centro-americano para conhecer de perto as políticas de segurança pública implementadas pelo governo salvadorenho.

Os pedidos ainda aguardam votação na comissão, mas o gesto é considerado simbólico. Ao citar Bukele como referência, Malta reforça a influência crescente do presidente de El Salvador no discurso da direita brasileira sobre segurança pública.

Caso o convite seja aprovado, o documento será encaminhado pela Presidência do Senado ao Ministério das Relações Exteriores, responsável por fazer a interlocução diplomática com o governo salvadorenho. A reunião deve ocorrer por videoconferência, conforme a disponibilidade e a agenda de Bukele.

Bukele ganhou destaque internacional após decretar estado de exceção em 2022 e prender cerca de 80 mil pessoas, sob a justificativa de combater facções criminosas.

“Essa Comissão Parlamentar de Inquérito tem por missão identificar causas estruturais, fluxos financeiros, redes de corrupção e falhas institucionais que sustentam as organizações criminosas no Brasil. Nesse sentido, o comparecimento do presidente Nayib Bukele permitirá o intercâmbio de informações sobre métodos, políticas e resultados concretos”, afirmou Magno Malta.

Além do convite, o senador também sugeriu uma visita oficial da CPI a El Salvador para acompanhar de perto as medidas adotadas pelo país no enfrentamento ao crime organizado.

Relacionadas

Da Redação

+ There are no comments

Add yours

Deixe uma resposta