A Unidade Móvel do Senac em Barreirinhas promoveu na quinta-feira(14), uma degustação que faz parte do projeto Integrador “Resgatando a Culinária e a Cultura Barreirinhense”.
A degustação é um resultado do aprendizado dos alunos dos cursos de Auxiliar de Cozinha e Salgadeiro, com a carga horária de 240 horas, o projeto tem como iniciativa resgatar a culinária local.
A iniciativa desperta o interesse de todos que trabalham com o turismo na cidade em poder oferecer aos visitantes um pouco da cultura local e sabores característicos da região de Barreirinhas.
Na ocasião os alunos apresentaram ao seleto público presente um pouco da história da cidade como: primeiros moradores, primeiras vilas, locais históricos, manifestações culturais locais – como a dança do São Gonçalo e a história do hino da cidade.
É a forma dos alunos integralizar seu conhecimentos adquiridos através do curso oferecidos pela unidade do Senac. É assim que temos que fazer, profissionalizar, capacitar para oferecer uma mão de obra capacitada para atender não só o turista como os nativos, a marca do governo é levar uma qualidade de vida melhor aos nossos cidadãos. Afirmou Albérico Filho, prefeito de Barreirinhas.
Para a degustação do público foi oferecido os principais pratos característicos da região como: Arroz de Pequi com galinha caipira e pirão, Baião de dois ao leite de coco com peixe serra escabeche( peixe característico da região), acompanhado de quibebe – conhecido na região como qui-bebo. E para encerrar Arroz de Toucinho com torta de Caranguejo acompanhado de feijão verde.
Vale ressaltar que foi oferecido alguns sucos de frutas regionais como: Murici, Caju e Bacuri.
De sobremesas três doces característicos da região, Mingau de Milho, conhecido como Mungunzá, Doce de Buriti – fruta de uma palmeira da região dos lençóis e cocada de maracujá .
Os cursos de auxiliar de cozinha e salgadeiro faz parte da nova metodologia do Senac que visa integrar o aluno não somente a parte técnica do aprendizado, mais formar algo além, ou seja temos a preocupação de incentivar o aluno a preservar o meio ambiente a qual reside, o aluno do Senac têm que ter essa visão crítica com o meio ambiente, não é só formar um técnico, mais também um ser pensante. Disse Andreia Marinho – professora da Unidade
+ There are no comments
Add yours