A primeira-ministra do Japão, Sanae Takaichi, saiu vitoriosa das eleições gerais antecipadas realizadas neste domingo (08). A aposta política resultou em uma vitória expressiva do Partido Liberal Democrático (PLD), que deve conquistar mais de 310 das 465 cadeiras da Câmara Baixa, segundo projeções da emissora pública NHK.
O resultado garante ao PLD, pela primeira vez desde a Segunda Guerra Mundial, uma maioria de dois terços no Parlamento japonês. Considerando a coalizão governista, o bloco ultrapassa 340 cadeiras, ampliando de forma significativa a margem de governabilidade do governo.
A disputa foi tratada como um verdadeiro referendo sobre a liderança de Takaichi. Após a confirmação do resultado, a premiê agradeceu aos eleitores que compareceram às urnas “mesmo enfrentando o frio e caminhando por ruas cobertas de neve”.
Líderes internacionais também parabenizaram Sanae Takaichi pela vitória, que assegura a continuidade do PLD no comando do país e fortalece politicamente a primeira-ministra no cenário interno e externo.


+ There are no comments
Add yours