Sampaio Corrêa sofre gol no fim, perde para o Manauara e está eliminado da Série D

Estimated read time 5 min read

A participação do Sampaio Corrêa no Campeonato Brasileiro Série D chegou ao fim na tarde deste sábado (9). Em busca do tão sonhado retorno à Série C, o Tubarão enfrentou o Manauara no Estádio da Colina, em Manaus, na partida de volta da segunda fase da Quarta Divisão, precisando de uma vitória para garantir classificação, mas não conseguiu se impor como visitante, foi derrotado por 1 a 0 pela equipe amazonense e está eliminado da competição nacional, já que o duelo de ida terminou com empate por 1 a 1 em São Luís.

No segundo confronto diante do Manauara, o Sampaio Corrêa até fez um primeiro tempo equilibrado, porém, não conseguiu levar muito perigo ao gol do time amazonense, que deu trabalho aos defensores tricolores com jogadas rápidas, especialmente pelas pontas. Já na segunda etapa, o Sampaio viu o Manauara melhorar de produção e tentou segurar o 0 a 0 após a expulsão do volante Maurício, mas os donos da casa contaram com um belo gol de Peninha, aos 38 minutos, para garantir a vitória na Colina, carimbar o passaporte para as oitavas de final da Série D e decretar a queda precoce da Bolívia Querida na competição nacional.

Com a eliminação na Série D, o Sampaio Corrêa não tem mais atividades do futebol profissional em 2025. Nesta temporada, o Tricolor ficou em quarto lugar no Campeonato Maranhense, deixou a Copa do Nordeste ainda na fase de grupos e caiu na primeira fase da Copa do Brasil. Até o momento, o Sampaio só está confirmado na disputa do Estadual em 2026, dependendo dos rivais Maranhão Atlético e Imperatriz para ter um calendário maior no próximo ano.

Enquanto o Sampaio Corrêa lamenta a eliminação na segunda fase, o Manauara já projeta as oitavas de final da Série D. A equipe amazonense enfrentará o vencedor do confronto entre ASA e Ferroviário, com o time de melhor campanha disputando o jogo de ida como visitante e atuando em casa na partida de volta. Vale ressaltar que os quatro semifinalistas da Série D garantem o acesso para a Série C na temporada de 2026.

O jogo

Com três atacantes em sua formação, o Sampaio Corrêa tentou pressionar o Manauara no começo da partida no Estádio da Colina. Logo aos dois minutos, Wadson fez boa jogada pelo lado esquerdo do ataque e fez o cruzamento rasteiro, entretanto, nenhum dos atacantes da Bolívia Querida conseguiu o desvio para o gol. Já aos 10, foi a vez de Matías Verdún arriscar uma finalização de muito longe, sem sucesso.

Depois do susto inicial, o Manauara equilibrou as ações e chegou com perigo aos 17 minutos. Após sobra de bola em cruzamento, Allefe finalizou com categoria e obrigou o goleiro Renan Rinaldi a fazer uma defesaça para salvar o Sampaio Corrêa. A resposta do Tricolor veio aos 19, com Eric Carral, que fez bela jogada individual, tentou o chute e foi travado pela defesa do clube amazonense.

Na reta final do primeiro tempo, os dois times sentiram o impacto do forte calor em Manaus e reduziram o ritmo, tentando valorizar a posse de bola. Mesmo diante desse cenário, o Sampaio Corrêa ainda teve uma boa chance aos 45 minutos, com Maurício, que recebeu passe de Eric Carral, chutou forte e mandou a bola para fora.

Sampaio Corrêa tenta segurar empate, mas é castigado no fim

Depois de um primeiro tempo de oscilações, o Manauara voltou mais agressivo para o segundo tempo, enquanto o Sampaio Corrêa precisou recuar as suas linhas para segurar a pressão dos donos da casa. Aos três minutos, Marinho arriscou o chute, e Renan Rinaldi segurou firme. Já aos quatro, Kadu Barone cabeceou firme após cruzamento de Jhonathan Moc, Renan Rinaldi fez mais uma grande defesa, e a bola sobrou para Tobinha, que conseguiu a finalização e acertou a trave.

Tentando sair da pressão do Manauara, o Sampaio Corrêa encaixou uma boa jogada aos oito minutos. Eric Carral puxou o contragolpe e deu um passe na medida para Maurício, que fez o cruzamento rasteiro para a pequena área, mas Yan Phillipe não conseguiu mandar a bola para o gol. O lance animou o Sampaio, que voltou a equilibrar o duelo em Manaus, porém, o volante Maurício foi expulso aos 25 minutos e deixou a equipe maranhense com 10 atletas em campo.

Com a expulsão de Maurício, restou ao Sampaio Corrêa fazer a recomposição defensiva, tentar segurar o empate por 0 a 0 e explorar algum contragolpe que pudesse aparecer. O Manauara, por outro lado, intensificou a pressão com levantamentos para a grande área e teve a sua postura premiada aos 38 minutos: após tabelar com Kadu Barone, Peninha invadiu a área, deixou Yan Cristian no chão com um belo drible e marcou um golaço para o time amazonense, que depois administrou o resultado e decretou a eliminação do Sampaio na segunda fase da Série D.

FICHA TÉCNICA

MANAUARA: David Becker; Zé Leandro, Everson (Vitinho) e Ítalo; Paulinho, Marinho, Luiz Fernando, Allefe (Kadu Barone) e Jhonathan Moc; Tobinha (Joãozinho) e Edson Cariús (Manoel). Técnico: Luiz Carlos Winck

SAMPAIO CORRÊA: Renan Rinaldi; Maurício, Yan Cristian, Wesley e Wadson; Pedro Dias (Jair), Pedro Talisca (Cavi) e Romarinho (Alan Stence); Matías Verdún (Nadson), Eric Carral e Yan Phillipe (Ball). Técnico: Zé Augusto

Relacionadas

Da Redação

+ There are no comments

Add yours

Deixe uma resposta