Queda de Maduro desarticula rede de apoio a guerrilhas e facções criminosas

Estimated read time 1 min read

A queda do ditador Nicolás Maduro, capturado por forças dos Estados Unidos no último dia 3, significou também um grande golpe sobre a estrutura de financiamento, proteção e abrigo que estava sendo ofertada pelo regime venezuelano a guerrilhas colombianas e facções criminosas que operam na América Latina.

De acordo com análise publicada pela organização InSight Crime, a retirada de Maduro do poder já alterou o equilíbrio que sustentava a presença de grupos armados criminosos na Venezuela. Entre eles estão o Exército de Libertação Nacional (ELN) e outras guerrilhas dissidentes das extintas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC), que haviam consolidado suas operações no país com base em acordos informais com autoridades chavistas locais.

Segundo o InSight Crime, esses grupos, além de outras facções criminosas, dependiam do território venezuelano para manter rotas do narcotráfico, explorar mineração ilegal e operar com menor risco de repressão estatal. Com a mudança política em Caracas e a pressão direta de Washington por resultados no combate ao crime organizado, essas garantias passaram a desaparecer.

 

 

Relacionadas

Da Redação

+ There are no comments

Add yours

Deixe uma resposta