domingo, julho 20 2025

Quase 900 apenados sairão na saidinha de Natal na Grande Ilha

Estimated read time 2 min read

 

 

Na próxima sexta-feira (20), a partir das 9h, quase 900 apenados irão ser beneficiados com a saidinha temporária de Natal, na Região Metropolitana de São Luís.

A autorização foi concedida pelo juiz titular da 1ª Vara de Execuções Penais da Comarca da Ilha de São Luís, Francisco Ferreira de Lima, que encaminhou à Secretaria de Estado da Administração Penitenciária a lista com os nomes dos 865 detentos que terão o benefício.

Os apenados precisam retornar aos estabelecimentos prisionais até as 18h do dia 26 (quinta-feira). O magistrado determinou também que os diretores das unidades prisionais comuniquem à 1ª VEP, até as 12h do dia 08 de janeiro de 2025, o retorno ou não dos internos e internas e eventuais alterações.

Os beneficiados e beneficiadas devem cumprir várias restrições como fornecer o endereço onde reside a família a ser visitada ou onde poderá ser encontrado durante o gozo do benefício; recolhimento à residência visitada, no período noturno; não frequentar festas, bares e similares; entre outras determinações.

Vale ressaltar que, neste ano, o Congresso Nacional decidiu pela extinção das saidinhas temporárias, inclusive derrubando veto do presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). No entanto, o Judiciário entendeu que a lei não poderia retroagir, ou seja, apenas os novos condenados é que ficarão sem o benefício.

 

 

 

 

Relacionadas

Da Redação

+ There are no comments

Add yours

Deixe uma resposta

Homem desaparece no Rio Preguiças em Barreirinhas

STF adia decisão sobre responsabilização de redes sociais por conteúdos de usuários