As provas de baliza foram retiradas dos exames práticos de direção para obtenção da CNH em São Paulo, seguindo resolução do Contran publicada em dezembro passado, que passa a valer em todo o país. Amazonas e Santa Catarina também estão em processo de excluir essa obrigatoriedade.
O Detran-SP informou que, com a mudança, o exame passa a priorizar a circulação do veículo, mantendo itens como conversões, uso de setas, paradas em locais permitidos e condução segura. Duas faltas eliminatórias relacionadas à baliza foram retiradas.
Além disso, os candidatos poderão realizar a prova com carros automáticos, em reconhecimento ao crescimento desse tipo de veículo no Brasil. A medida também se relaciona a projetos de lei que preveem uma habilitação específica para veículos automáticos.
Outras mudanças anunciadas pelo governo federal incluem o fim da obrigatoriedade de aulas em autoescolas, a possibilidade de uso de veículo próprio nos exames e a renovação automática da CNH para motoristas sem multas nos últimos 12 meses, exceto para maiores de 70 anos.
O objetivo geral das alterações é facilitar o acesso à carteira de habilitação, mantendo o foco na condução responsável e segura.

+ There are no comments
Add yours