Aconteceu nesta quinta-feira, dia 16/03. no Povoado Mamede a acolhida dos alunos do Ensino Médio. Alunos do Centro de Ensino Portugal da Rocha. Anexo-Mamede.
O grupo dos professores se organizaram e planejaram essa recepção que contou com o apoio de todos os professores, motoristas, merendeiras e vigias. seguindo uma programação, os alunos chegaram e aguardaram ansiosos no lado de fora do portão. As 18:20hs, os portões se abriram e os professores e funcionários receberam os alunos com palmas e danças.
Em sinal de alegria e contentamento pelo ano letivo de 2023. Após a entrada, todo ficaram de pés e juntos cantaram a primeira parte do hino nacional. Depois, cada professor fez a sua apresentação pessoal, contando um pouco de suas histórias.
Destacando a fala do professor de Matemática e Física, Professor Leonardo Júnior, que falou sobre o inicio do ensino médio no Mamede. Em 2012, os professores Nildo, Elisângela e Leonardo Júnior, iniciaram o projeto do que é o ensino médio no Mamede hoje. Era em casas de famílias em três locais diferentes.
Hoje a escola conta com prédio próprio, que também funciona a escola Henrique Coelho do Município. Estar sob a direção da professora Kellia e professor Neto, embora estando mais presentes na escola Matriz, no povoado Sobradinho, estão presentes diariamente falando com os professores, e dando autonomias para que possam desenvolver um bom trabalho.
Seguindo sobre o acolhimento dos alunos, houve dinâmicas com professores e alunos juntos. um momento bem marcante, foi o depoimento de alguns dos ex alunos que estiveram pessoal ou em forma de vídeos, falando um pouco sobre a trajetória educacional no Ensino Médio do Mamede. Onde hoje alguns são: Assistente Social, Administradores, Professores, Coordenadores pedagógicos, Fisioterapeutas, técnicos em enfermagem, trabalhando no Hospital Geral de Barreirinhas, advogada, auxiliar bancário no banco do brasil, enfim.
Ex alunos que emocionou os atuais alunos com seus depoimentos, falando o nomes dos três professores que os ajudaram a chegar onde estão. O professor Leonardo Júnior, falou sobre a importância de estar na sala de aula, cuidados na questão do fardamento. os deveres e direitos dos alunos, falou sobre uma caixinha de sugestões para os alunos escrevem seus anseios. Sendo liberada a fala aos presentes que desejassem usar a palavra, depois de alguns minutos, todos foram merendar, tirar fotos e voltaram para suas casas.
Evento esse que contou com a participação de mais de cem pessoas, entre alunos e pais. Os professores organizaram o lanche que foi servido aos alunos. bolo, mingau de milho, pães, refrigerantes, suco natural, onde todos tiveram a oportunidade de pedir bis. Esse evento serviu além de deixar os alunos bem a vontade para o ano letivo, mostrou a unidade do corpo docente, a sinceridade e compromisso com a educação rural.
“Muito bom esse primeiro momento, é que os alunos tentam uma essa visão, que estamos fazendo essa conexão em parceria com todos professores para a melhorias de uma educação de qualidade e compromisso com os mesmos”, disse o professor Oziel.
“O evento foi excelente muito aproveitoso em relação os alunos foram todos bem em seus respectivos relatórios”, enfatizou o professor Antônio Feitosa.
O Professor Leonardo falou: Estamos vivendo um novo momento, e agora as coisas são diferentes, somos uma família, e temos que apoiar uns aos outros. professores, alunos, funcionário. Esse é o tripé para avançar na educação no Mamede. Ensino Médio no Mamede, tem atualmente 150 alunos matriculados, de mais de 16 povoados.
+ There are no comments
Add yours