Procurado em três estados do Nordeste, suspeito de 22 homicídios morre em confronto com a Polícia Militar do Maranhão, em Tutóia

Estimated read time 2 min read

Um dos criminosos mais perigosos e procurados do Nordeste, Jonathan de Araújo Vidal, de 26 anos, morreu em confronto com policiais do 2º Batalhão de Polícia Militar de Turismo do Maranhão(2º BPTur) na manhã deste domingo (5), no povoado São Gregório, zona rural de Tutóia, município maranhense que faz divisa com o Piauí.

Conforme o comandante do 2º Batalhão de Turismo, Major Ramon Garcez, Jonathan era líder de facção criminosa e vinha intimidando moradores. Ele era conhecido no mundo do crime como “22”, em referência às 22 execuções que teria cometido. Possuía mandados de prisão abertos nos estados do Piauí e Maranhão e era procurado pelas polícias do Maranhão, Piauí e Ceará. Sua atuação se estendia por cidades como Tutóia, Paulino Neves, São Bernardo, Santa Quitéria e Parnaíba, ampliando a influência da facção na faixa de divisa entre os três estados.

Jonathan respondia por crimes de homicídio qualificado, tráfico de drogas, roubo qualificado, associação criminosa, porte ilegal de arma de fogo e fuga do sistema prisional. Ele estava foragido desde maio de 2024, quando escapou da Penitenciária Mista de Parnaíba, no Piauí, e retomou rapidamente a prática de crimes violentos. Entre os crimes atribuídos a ele estão a chacina de três pedreiros, mortos em setembro de 2023 em Parnaíba, o assassinato de um casal na MA-034 e o homicídio de um mecânico em seu estabelecimento comercial, ambos ocorridos em Tutóia, no Maranhão.

A operação que resultou na morte do criminoso foi fruto de um levantamento integrado entre as polícias civis e militares do Ceará, Piauí e Maranhão, com apoio da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado(FICO/PI).

Durante a ação, Jonathan reagiu à aproximação policial e efetuou disparos contra as equipes, que revidaram. Ele foi atingido, socorrido e encaminhado ao Hospital Municipal Lucas Veras, mas não resistiu aos ferimentos.

Na residência utilizada como esconderijo pelo suspeito, foram apreendidas drogas, armas e munições, além de materiais utilizados no preparo e venda de entorpecentes. Todo o material foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Tutóia para os procedimentos cabíveis.

Relacionadas

Da Redação

+ There are no comments

Add yours

Deixe uma resposta