Presidente da Bolívia diz que desvio de US$ 15 bilhões pode ser ainda maior

Estimated read time 2 min read

Presidente da Bolívia diz que foram descobertos US$ 15 bilhões em corrupção  | CNN Brasil

O novo presidente da Bolívia, Rodrigo Paz, declarou neste domingo (16) que pode ter havido um desvio de pelo menos 15 bilhões de dólares durante governos anteriores. A informação foi dada enquanto sua administração realiza uma ampla auditoria nas finanças públicas.

Segundo Paz, o número ainda é preliminar e pode aumentar conforme avançam as investigações. Ele classificou o caso como um possível “roubo”, embora tenha ressaltado que as apurações ainda precisam confirmar todos os detalhes.

“Não estamos transformando o Estado, estamos fazendo uma autópsia; o Estado está morto. Quem rouba mais de 15 bilhões de dólares — e parece que o valor vai continuar crescendo — matou um Estado que deveria estar a serviço dos bolivianos”, afirmou o presidente.

Paz assumiu o governo em 8 de novembro e enfrenta desafios imediatos, como garantir financiamento externo, revisar subsídios energéticos e conduzir a transição para um sistema cambial mais flexível — medidas que podem gerar forte reação popular.

“O que estamos fazendo é, ao invés de reviver um Estado bloqueado, realizar uma autópsia desse Estado para criar um que realmente sirva aos homens e mulheres bolivianos”, completou.

Relacionadas

Da Redação

+ There are no comments

Add yours

Deixe uma resposta