A presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada estadual Iracema Vale, anunciou nesta terça-feira (4) sua saída do Partido Socialista Brasileiro (PSB) e a filiação ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB). A mudança partidária ocorre antes da abertura oficial da janela partidária e faz parte de um rearranjo político articulado no Legislativo estadual.
De acordo com informações de bastidores, a saída foi possível após um acordo interno que envolveu a direção do PSB no Maranhão, presidido pela senadora Ana Paula Lobato. Pelo entendimento, o partido passará a integrar formalmente o bloco de oposição na Assembleia, enquanto os parlamentares alinhados ao governo ficaram liberados para deixar a legenda sem sofrer sanções ou risco de perda de mandato.
Além de Iracema Vale, outros deputados estaduais também deixam o PSB e se filiam ao MDB. São eles: Florêncio Neto, Davi Brandão, Francisco Nagib, Antonio Pereira, Daniella, Andreia Rezende e Adelmo Soares. Já o deputado Ariston optou por se filiar ao partido Mobiliza.
Em nota pública, Iracema afirmou que a decisão foi tomada de forma “honrosa” e tem como objetivo garantir estabilidade à atuação parlamentar, especialmente na formação de bancadas, blocos e comissões da Casa. A deputada destacou ainda que aguarda, com serenidade, as definições do grupo político liderado pelo governador Carlos Brandão.
No comunicado, a presidente da Alema reforçou seu compromisso com o povo maranhense e afirmou que seguirá atuando de forma firme na defesa da democracia, do desenvolvimento social e da melhoria das condições de vida da população, com atenção especial aos que mais precisam.
A movimentação deve provocar impactos diretos na composição das forças políticas dentro da Assembleia Legislativa e já é vista como um dos principais fatos do cenário político maranhense neste início de ano.


+ There are no comments
Add yours