O prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga (Republicanos), foi afastado do cargo por determinação judicial nesta quinta-feira (6), em meio à segunda etapa da Operação Copia e Cola, conduzida pela Polícia Federal (PF).
O afastamento cautelar, válido por 180 dias, ocorreu a pedido da PF, que investiga um esquema de fraude em contratos da área de Saúde da cidade.
Com a suspensão imediata de Manga, que está em Brasília esta semana, o vice-prefeito Fernando Neto (PSD) assume o comando da prefeitura. A Câmara Municipal de Sorocaba já foi notificada sobre a decisão.
Prisões e suspeita de lobby
A operação cumpriu sete mandados de busca e apreensão e dois mandados de prisão preventiva, além de aplicar medidas cautelares, como a suspensão do mandato do prefeito e o bloqueio de contato entre os investigados.
Uma das pessoas presas é o empresário Marco Silva Mott, descrito como amigo próximo de Manga. Mott é suspeito de atuar como lobista e de realizar a lavagem de dinheiro em diversos contratos firmados com a administração municipal.
A Justiça também determinou o sequestro e a indisponibilidade de bens de alguns dos envolvidos, totalizando cerca de R$ 6,5 milhões.
De Brasília, onde cumpria agenda, Rodrigo Manga utilizou suas redes sociais para se manifestar sobre o afastamento, adotando um tom de vitimização política:
“Acredite se quiser, me afastaram do cargo de prefeito. […] O que a gente ouve de bastidores é que os caras tentam tirar do jogo qualquer um que ameaça a candidatura deles e você tem sido uma ameaça...”, postou o prefeito, sugerindo que a decisão teria motivação eleitoral.
Fenômeno na internet
Eleito em 2020 após dois mandatos como vereador, Rodrigo Manga construiu sua popularidade com base em uma forte estratégia de marketing digital. Ex-vendedor de veículos, ele ficou famoso por vídeos curtos e chamativos que publicava nas redes, investindo pesadamente em conteúdos sobre seu mandato e a cidade.
Apesar de ter recebido convites para programas de rádio e TV pelo país, o teor de suas publicações, que por vezes continham desinformação, já havia sido questionado anteriormente pelo Ministério Público. Manga acumula mais de 3,3 milhões de seguidores só no Tik Tok.
O que diz a defesa
Em nota, a defesa do empresário Marco Silva Mott declarou que a prisão foi baseada em “conjecturas e suposições da polícia judiciária” e prometeu esclarecer os fatos:
“A defesa irá esclarecer os equívocos. Além disso, trata-se de medida desnecessária, pois, nosso cliente sempre esteve à disposição das autoridades e já prestou esclarecimentos iniciais. Desse modo, traremos esses pontos ao tribunal que poderá compreender melhor os fatos.”
Entenda a operação
A Operação Copia e Cola é um desdobramento de uma investigação iniciada em abril, que visa desarticular uma organização criminosa suspeita de desviar recursos da Saúde por meio de uma Organização Social (OS).
A análise de materiais apreendidos na primeira fase permitiu à PF identificar novos indivíduos e empresas envolvidas no esquema de corrupção.

+ There are no comments
Add yours