População denuncia falta de medicação e insumos em Paço do Lumiar

Estimated read time 2 min read

André Felipe, de 11 anos, possui uma síndrome rara, progressiva e degenerativa: MELAS – síndrome encefalopatia mitocondrial, que entre suas características estão miopatias, acidose lática e episódios de acidente vascular encefálico (AVE). Ele é apenas uma das pessoas que precisam de assistência médica e sofrem com o descaso e precariedade da saúde pública de Paço de Lumiar. 

De acordo com denúncias enviadas ao Difusora On, a Secretaria de Saúde de Paço de Lumiar está a mais de 2 meses sem fornecer medicamentos, fraldas e diversos outros equipamentos hospitalares para famílias que dependem de assistência.

Além disso, a secretaria está sem fornecer a alimentação enteral, que é um método de alimentação utilizado para fins especiais, com ingestão controlada de nutrientes e elaborada para uso diretamente por sonda. “Eles não disponibilizam insumo, fralda e equipamentos. É muito complicado, a gente vive realmente na misericórdia de Deus”, lamenta Layse Diasmãe de André.

Segundo Layse, devido às convulsões, André precisa fazer uso da medicação Canabidiol, mais 3 anticonvulsivos e outras manipulações para conter o avanço da patologia. Ainda segundo ela, nem mesmo a alimentação enteral e outros insumos estão sendo disponibilizados pela Secretaria de Saúde de Paço do Lumiar. Desta forma, para manter o tratamento da criança, que é de alto custo, ela realiza vaquinhas na internet e depende de doações.

“Nós temos um grupo de doação. Um manda uma caixa [alimentação enteral], outro manda outra, e assim a gente vai se ajudando. Porque tá em falta há bastante tempo. Todas as pessoas que conheço aqui de Paço do Lumiar estão nesta situação,” relata Layse.

Difusora ON entrou em contato com a Secretaria Municipal de Saúde de Paço do Lumiar para esclarecer as denúncias, mas até o momento não obtivemos resposta.(difusora on)

 

 

 

 

 

 

 

Relacionadas

Da Redação

+ There are no comments

Add yours

Deixe uma resposta