
Daniel Vorcaro, proprietário do Banco Master, foi detido em Guarulhos nesta segunda-feira (17) durante a operação Compliance Zero, que cumpre sete mandados de prisão e 25 de busca e apreensão em cinco estados.
A prisão ocorre um dia após um consórcio liderado pelo grupo Fictor Holding Financeira anunciar a compra do Banco Master. A operação de aquisição envolve investidores dos Emirados Árabes Unidos e prevê um aporte imediato de R$ 3 bilhões para reforçar o caixa da instituição, que enfrenta dificuldades financeiras. A compra ainda depende da aprovação do Banco Central e do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).
A operação Compliance Zero, conduzida pela Polícia Federal, tem como objetivo combater a emissão de títulos de crédito falsos por instituições financeiras do Sistema Financeiro Nacional. As investigações começaram em 2024, após requisição do Ministério Público Federal, e apuram a fabricação de carteiras de crédito insubsistentes que teriam sido vendidas a outro banco e, posteriormente, substituídas por ativos sem avaliação técnica adequada, após fiscalização do Banco Central.
Entre os crimes investigados estão gestão fraudulenta, gestão temerária e organização criminosa, entre outros. A defesa de Daniel Vorcaro não foi localizada até o momento.


+ There are no comments
Add yours