Polícia Federal combate fraude nos Correios, e gerente é afastado do cargo no interior do Maranhão

Estimated read time 2 min read

A Polícia Federal cumpriu, na manhã desta quinta-feira (6), quatro mandados de busca e apreensão referentes à investigação sobre fraude no pagamento de indenizações por extravio de objetos postais. Segundo a PF, o gerente dos Correios da cidade de Governador Eugênio Barros foi afastado do cargo. Não houve prisão.

A fraude consistia, de acordo com a Polícia Federal, na inserção de dados falsos em sistema corporativo dos Correios, simulando remessa de encomendas com a contratação de serviço adicional de valores e posterior pedido de indenizações. Como a encomenda de fato não existia, nunca chegava ao destinatário, portanto, era tratada como “extraviada”, gerando ao remetente o direito de ressarcimento e causando um prejuízo aos cofres públicos.

A ação policial contou com a participação dos Correios que alertou sobre os indícios de fraude. Além dos mandados de busca, foram deferidos pela Justiça Federal a constrição patrimonial de bens e valores, além do afastamento cautelar do empregado de suas funções.

A Operação Apáte cumpriu mandados nas cidades de Caxias, Governador Eugênio Barros e São Luís.

O investigado poderá responder pelo crime de peculato eletrônico, nos termos do Art. 313-A do Código Penal, cuja pena pode chegar a 12 anos de reclusão e multa.

Na mitologia grega, Apáte era um espírito que personificava o engano e a fraude. Foi, junto com o seu correspondente masculino Dolos (espírito da ardilosidade) um dos espíritos que saíram da caixa de Pandora.

 

Relacionadas

Da Redação

+ There are no comments

Add yours

Deixe uma resposta