PGR arquiva denúncia de racismo contra Lula às vésperas do Dia da Consciência Negra

Lula pede análise responsável do PL Antifacção pelo Senado | Agência Brasil

A Procuradoria-Geral da República decidiu arquivar, nesta quarta-feira, a representação apresentada pelo vereador Guilherme Kilter (Novo), de Curitiba, que pedia investigação sobre um possível crime de racismo cometido pelo presidente Lula (PT). O despacho ocorre um dia antes do Dia da Consciência Negra.

No documento, a PGR mencionou episódios usados pelo vereador como base da denúncia. Entre eles, a fala de julho de 2023, quando Lula agradeceu à África “por tudo o que foi produzido durante 350 anos de escravidão” ao mencionar a dívida histórica do Brasil. Também foi citada a declaração de fevereiro de 2024, em que o presidente afirmou a uma jovem negra que “afrodescendente gosta de um batuque de tambor”. Outro episódio lembrado foi o de agosto de 2025, quando Lula relatou ter criticado uma propaganda internacional por mostrar “uma cara sem dente e ainda negro”.

Mesmo citando essas falas, a PGR concluiu que não havia elementos suficientes para configurar crime e optou pelo arquivamento da representação.

Relacionadas

Da Redação

+ There are no comments

Add yours

Deixe uma resposta