A decisão da Polícia Federal de abrir um inquérito para investigar a suposta contratação de influenciadores pelo Banco Master suscita sérias preocupações sobre a liberdade de expressão no Brasil.
Ora, se o próprio presidente Lula é crítico das decisões do BC, por que um influenciador não pode ser?
Assim como STF e TCU que parecem ter dois pés atrás ao falar sobre a autarquia.
Não há evidências de crime na gestão de crise ou na emissão de opiniões. Fábio Steibel, diretor-executivo do Instituto de Tecnologia e Sociedade, destacou que as publicações não configuram crime, e a responsabilidade recairia sobre quem bancou essas postagens: “Quem financiou isso terá que explicar se sua intenção era prejudicar ou não”, afirmou em entrevista à GloboNews.
A liberdade de expressão, um pilar fundamental das democracias, é garantida pela Constituição brasileira e pela Declaração Universal dos Direitos Humanos. A abertura de um inquérito nesse contexto pode estabelecer um precedente alarmante, onde opiniões são tratadas como crimes, criando um clima de intimidação que pode silenciar vozes, especialmente em períodos eleitorais.
Um influenciador de direita, mencionado no caso, expressou sua preocupação: “Sugerir que emitir opiniões é crime gera um cenário de intimidação, que pode levar a operações, buscas desnecessárias e perseguições políticas”.
Juristas alertam que, mesmo que o inquérito avance, ele “já nascerá morto”, uma vez que tanto o STF quanto o Tribunal de Contas da União (TCU) têm sido cautelosos em relação ao trabalho do Banco Central.
Até mesmo a Polícia Federal recebeu críticas públicas do ministro Toffoli. O foco, portanto, deveria estar em responder a três perguntas essenciais que atendem às demandas da sociedade:
1. Os responsáveis por supostos crimes contra o sistema financeiro serão punidos?
2. Como o Banco Central permitiu que a situação do Banco Master chegasse a esse nível de fraude?
3. Todos os investidores serão devidamente ressarcidos? O tempo vai dizer quem é mocinho, quem é vilão.


+ There are no comments
Add yours