A Polícia Federal, com apoio da Controladoria-Geral da União (CGU), deflagrou na manhã desta quarta-feira (22) a Operação Santa Chaga, que investiga um esquema de desvio de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) no Maranhão.
Foram cumpridos 17 mandados de busca e apreensão nos municípios de São Benedito do Rio Preto, Jatobá, Urbano Santos e São Luís. A Justiça também determinou o afastamento do prefeito de São Benedito do Rio Preto, Wallas Rocha, além do secretário municipal de Educação, da secretária-adjunta de Educação e da ordenadora de despesas (tesoureira).
Segundo as investigações, recursos da educação básica teriam sido desviados para pessoas sem vínculo com o setor educacional, com indícios de uso político e eleitoral dos valores. Parte do dinheiro também teria sido direcionada a empresas contratadas de forma irregular e a familiares de agentes públicos.

Os envolvidos poderão responder pelos crimes de peculato, falsidade ideológica eleitoral e lavagem de dinheiro.
De acordo com a PF, as medidas judiciais buscam interromper o desvio de verbas públicas e garantir a continuidade das investigações. A operação foi batizada de Santa Chaga em referência simbólica aos “ferimentos causados à educação pública” pelos atos de corrupção que teriam desviado recursos destinados à melhoria do ensino básico no município.

Via O Informante
+ There are no comments
Add yours