PF apreendeu cofre e dinheiro vivo em sindicato ligado a irmão de Lula

Estimated read time 2 min read

A Polícia Federal (PF) apreendeu uma quantidade relevante de dinheiro vivo na sede do Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (Sindnapi), no centro de São Paulo (SP), na manhã desta quinta-feira. O mandado de busca e apreensão na sede do sindicato faz parte da nova fase da Operação Sem Desconto, que investiga os descontos indevidos em aposentadorias do INSS.

O dinheiro apreendido na sede do Sindnapi estava em um cofre, segundo os envolvidos. A PF também levou computadores e celulares que estavam no terceiro, quarto e quinto andares do prédio.

No quinto andar funciona a presidência do sindicato, atualmente ocupada por Milton Baptista de Souza, o Milton Cavalo. No quarto andar fica a agência da cooperativa de crédito Coopernapi, vinculada ao Sistema de Cooperativas Financeiras do Brasil (Sicoob). Já no terceiro andar está a empresa Esférica Assessoria e Sistemas de Informática, pertencente a uma filha do ex-presidente do Sindnapi, João Inocentini.

Além do próprio sindicato, a PF também cumpriu mandados de busca e apreensão na casa da coordenadora jurídica da entidade, Tônia Galleti. O portão da residência foi arrombado, pois Tônia dormia no momento da ação. Além de computadores e celulares, a PF apreendeu veículos no local.

Como mostrou a coluna, Tônia Galleti é amiga do ex-ministro da Previdência, Carlos Lupi (PDT), demitido por Lula após a deflagração da primeira fase da Sem Desconto, ainda em abril deste ano. Naquele mês, em audiência na Comissão de Previdência e Assistência Social da Câmara, Lupi afirmou que Tônia era sua “amiga pessoal”. No ano passado, ela também postou uma foto com o ministro em seu Instagram, desejando-lhe feliz aniversário.

Ao todo, a PF cumpre 66 mandados de busca e apreensão em sete estados e no Distrito Federal. As ordens foram expedidas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) — atualmente, as investigações da Sem Desconto estão sob relatoria do ministro André Mendonça.

Relacionadas

Da Redação

+ There are no comments

Add yours

Deixe uma resposta