
Segundo os dados do levantamento, encomendado pelo Grupo Mirante, 46% dos entrevistados afirmam ser positiva a gestão do governador Carlos Brandão.
SÃO LUÍS – O Instituto Quaest traz pesquisa de opinião da avalaição do governo do Maranhão. O levantamento foi contratado pelo Grupo Mirante ouvindo 1404 eleitores nos dias 15 a 20 de outubro. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos e o grau de confiança é de 95%. Pelos dados, 71% dos eleitores aprovam o governo de Carlos Brandão (sem partido).
Esta é a segunda pesquisa Quaest sobre a avaliação do governo do Maranhão. Nela, 71% dos eleitores disseram que aprovam a gestão de Carlos Brandão. Outros 23% disseram que desaprovam e 6% não sabem ou não responderam.
Comparando com a primeira pesquisa, em abril de 2025, a gestão de Carlos Brandão era aprovada por 62% dos ouvidos. Dos que desaprovavam a administração, a soma era de 31% na ocasião.
Já sobre a direção do estado, a pesquisa perguntou “Como o Maranhão está indo?” e 61% dos entrevistados responderam que “na direção certa”. Outros 31% “na direção errada” e 8% não sabem ou não responderam.
Se comprar com o levantamento da Quaest em abril, quando perguntados sobre a direção do estado, 54% acreditavam que o Maranhão estava indo “na direção certa” e 38% responderam que “na direção errada”quuanto 8% não sabiam ou não responderam.
A pesquisa traz ainda o questionamento sobre a situação do estado. Dos ouvidos, 55% responderam que “melhorando”, 32% “parado”, 10% responderam “piorando”.
Considerando a pesquisa de abril, 42% responderam “melhorando”. Outros 40% disseram que o Maranhão estava “parado”e 15%, “piorando”.
Avaliação do governo é de maioria positiva
Sobre a avaliação do governo estadual, 46% dos ouvidos afirmaram que consideram positiva. 35% classificam de regular e 12% acreditam ser negativa.
Se comprada com a pesquisa de abril deste ano, houve um aumento do percentual de pessoas que acreditam ser positiva a gestão. Há seis meses, 36% acreditam ser positiva e agora é 10 pontos a mais. Dos que achavam regular somavam 39% dos entrevistados em abril, agora caiu quatro pontos. Já dos que consideravam negativo, em abril somavam 17% e agora são 12%.
Governo Brandão tem aprovação em todas as regiões do Estado, diz Quaest
Pelos dados da pesquisa Quaest, nas cinco regiões do Maranhão, o percentual de aprovação do governo do Maranhão é maior do que de desaprovação.
No norte do estado, por exemplo, o levantamento diz que 71% aprovam e 21% desaprovam. Já na ilha de São Luís, 58% afirmam aprovar a gestão e 38%, desaprovam.
Na região Oeste, o percentual dos que aprovam chega a 73% e dos que desaprovam, 23%. No leste maranhense, disseram aprovar a gestão de Carlos Brandão 73% e desaprovar, 21%. Por fim, no Centro/Sul do Maranhão, 79% aprovam o governo estadual e 16 disseram que desaprovam.


+ There are no comments
Add yours